10 dicas para evitar acidentes no verão

Evite piscinas com muita gente e locais de aglomeração

qui, 03/01/2008 - 10h18 | Do Portal do Governo

A alegria das festas de fim de ano e das férias de verão pode acabar se cuidados simples com a saúde não forem respeitados. Para evitar inconvenientes e começar o ano com o pé direito, leia dez dicas preparadas pela Secretaria de Estado da Saúde especialmente para este período. 

1ª) Evite piscinas com muita gente e locais de aglomeração

– Esses lugares são propícios à transmissão de conjuntivite e outras doenças. Evite coçar os olhos e lave as mãos e o rosto depois de freqüentar locais aglomeradose. Tome banho com água limpa e sabão após sair de piscinas públicas.

2ª) Cuidado com vasinhos de água e calhas

– Atenção especial ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os recipientes de plantas devem ser preenchidos com areia; as garrafas armazenadas com a boca para baixo; as calhas desobstruídas e as caixas-d’água mantidas fechadas.

3ª) Esforço físico, só em determinados horários

– Quando o dia estiver muito quente, reduza os exercícios. Jogar, correr ou caminhar na praia, somente com boné ou chapéu. E quando o sol não estiver muito forte.

4ª) Evite sair nos horários em que o sol estiver a pino

– Não é aconselhável se expor ao sol das 10 às 16 horas (11 às 17 horas no horário de verão). Prefira sair de manhã ou ao entardecer. Ao tomar sol, use filtro protetor. O sol pode provocar insolação, desidratar o corpo e causar grave risco de câncer de pele.

5ª) Use preservativo

– O uso de camisinha deve ser respeitado o ano todo, não apenas no verão ou no réveillon. Na época de festas e férias, é importante manter a consciência, porque essa ainda é a melhor prevenção.

6ª) Prefira alimentação leve: frutas, saladas e sorvete

– Em todo o verão a boa pedida é alimentação leve. Não abuse dos pratos fartos e prefira fruta e saladas adequadamente conservadas sob refrigeração.

7ª) Modere o consumo de bebidas alcoólicas

– Além do grande risco de provocar acidentes, o álcool aumenta os registros de agressões e brigas. Se beber, não dirija. Quando a ressaca chegar, tome muito líquido, como chás e sucos de frutas.

8ª) Use roupas folgadas, de tecidos leves e claros

– Nesta época de calor forte, as roupas apertadas, pesadas e de tecidos escuros dificultam a transpiração e retêm o calor excessivo do corpo.

9ª) Beba líquidos, especialmente água

– Hidrate o corpo com água e bebidas isotônicas, que recuperam sais minerais.

10ª) Evite matas e montanhas

Leishmaniose, febre amarela e malária são doenças que podem atingir pessoas que adentram matas fechadas. Evite caminhadas ecológicas sem proteção contra picadas de insetos. A vacina contra a febre amarela está disponível nos postos de saúde. 

((ENTRA BOXE 1)) 

((tit))

Tome cuidado com as crianças 

((texto))

Com o início das férias de verão, a tendência é que as crianças, longe das escolas, fiquem mais tempo em casa. Por esse motivo, a Secretaria de Estado da Saúde formulou dez mandamentos para proteger a criançada de acidentes domésticos. Um lembrete importante: em caso de acidente, procure imediatamente o pronto-socorro mais próximo. 

1º – Não use vasilhames vazios para guardar produtos de limpeza e medicamentos. Mantenha esses produtos fora do alcance das crianças, evitando que haja ingestão acidental.

2º – Nunca utilize medicamentos sem orientação médica. A automedicação é prejudicial para qualquer pessoa, especialmente para as crianças.

3º – Nunca faça remédios ou chás com plantas desconhecidas, que podem ser tóxicas.

4º – Oriente as crianças a não aceitar presentes ou doces de estranhos, nem acompanhá-los. As crianças devem sempre avisar aos responsáveis onde vão brincar.

5º – Coloque dispositivos para vedar tomadas de energia elétrica. As crianças, que costumam mexer em tudo, podem levar choques e sofrer queimaduras.

6º – Mantenha as crianças pequenas longe do fogão. As queimaduras infantis ocorrem geralmente em casa.

7º – Instrua seus filhos sobre o risco de empinar pipa perto das redes elétricas. A linha da pipa pode enroscar na rede elétrica e causar queimaduras.

8º – Observe as brincadeiras infantis. Existem brinquedos que só crianças mais velhas podem utilizar sem riscos. Cada brinquedo vem com especificação de idade indicada na embalagem.

9º – Não permita que crianças menores brinquem com objetos pequenos, que podem causar sufocamento (engasgo) ou ser engolidos.

10º – Não deixe as crianças brincarem nas lajes, evitando quedas perigosas. Tome cuidado com o tanque de lavar roupa que não esteja preso à parede. Sua queda sobre a criança pode causar sérios traumas. 

Da Secretaria da Saúde