10,5 mil detentos de SP podem ganhar diploma

Presos irão prestar o exame supletivo, aplicado pela Secretaria da Educação

qui, 10/01/2008 - 10h37 | Do Portal do Governo

Cerca de 10,5 mil detentos de 103 presídios do sistema carcerário do Estado de São Paulo podem ganhar diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A Secretaria de Estado da Educação realiza em 2 de março exame supletivo para cerca de 254 mil pessoas, incluindo os presos. Deste total, 6.834 farão exames para o Ensino Fundamental e 3.697 farão provas para o Ensino Médio.

As provas serão aplicadas dentro das penitenciárias. A indicação dos presídios participantes e dos detentos foi feita pela Funap (Fundação de Amparo ao Preso) – órgão da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado. Os presídios realizaram as inscrições dos detentos.A inscrição continua válida mesmo no caso de o detento ganhar liberdade antes do exame. Neste caso, a pessoa deve procurar qualquer escola que aplicará a prova.

Os candidatos prestam exames supletivos para concluir estudos em determinadas áreas (matemática, língua portuguesa, ciências etc). Para ser aprovado (e conseguir o diploma) o candidato precisa acertar, no mínimo, 50% do total de questões da prova de cada área.

Para ser aprovado na área de Linguagens e Códigos, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Fundamental, é preciso acertar 50% da parte objetiva e 50% da redação, pois ambas são eliminatórias.

Da Secretaria da Educação