1º Simpósio Brasileiro de Entomologia Forense na Unicamp

Entomologia forense é um ramo da ciência que permite identificar causas de morte de seres humanos pela larva de insetos que colonizam o cadáver

ter, 13/02/2007 - 13h51 | Do Portal do Governo

Entomologia forense, ramo da ciência que permite identificar causas de morte de seres humanos pela larva de insetos que colonizam o cadáver, será tema de encontro organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A primeira edição do Simpósio Brasileiro de Entomologia Forense será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Centro de Convenções da Unicamp.

A proposta do encontro, direcionado a pesquisadores de Ciências Biológicas e a profissionais de Direito, é fortalecer a atuação dos entomologistas do Brasil e integrá-los a novos conhecimentos. Durante o evento será criada a Associação Brasileira de Entomologia Forense (Abef). Um dos organizadores, o pós-doutorando de Zoologia da Unesp de Rio Claro, Leonardo Gomes, disse que a existência da Abef unirá forças para reivindicar a atuação dos entomologistas na área forense no País. Ele prevê que a entidade seja integrada inicialmente por no mínimo 80 pesquisadores.

Enquanto no Brasil os entomologistas não auxiliam a Polícia Científica, Gomes destaca que na Europa a legislação determina a obrigatoriedade da análise do cadáver por um perito criminal e dois entomologistas forenses.

Mosca e besouro

“Apesar da diversidade, características climáticas e extensão territorial brasileiras, as larvas e os insetos adultos, principalmente de mosca e besouro, encontrados no cadáver auxiliam na identificação do local e da forma como uma pessoa morreu”, destaca o pesquisador.

Por exemplo, um indivíduo faleceu no Sul do País e seu corpo foi trazido a São Paulo. Pelos vestígios do cadáver, o entomologista detecta o ciclo de vida do inseto e sua procedência, pois é característico de determinado Estado brasileiro. Por essa análise, é possível ainda descobrir quando e como ocorreu a morte.

No simpósio, está confirmada a presença do pesquisador Arício Xavier Linhares, da Unicamp, que fará a palestra Entomologia Forense – Os Desafios Acadêmicos, e da pesquisadora Patrícia Thyssen, da Unesp-Botucatu, que abordará o tema Biologia Molecular – Mais uma Ferramenta e Perspectivas para a Entomologia Forense no Brasil.

Haverá ainda mesa-redonda para debater Coleta, Criação,Iidentificação e Preservação de Insetos, com estudiosos de universidades do Paraná e do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

São oferecidas 200 vagas, cujas inscrições podem ser feitas no site http://br.geocities.com/simposio_eforense/inscricao.html até O dia 27. O simpósio custa R$ 15 para quem não quiser se filiar à Abef, e R$ 20 aos interessados na filiação

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)