1 milhão de vacinas aplicadas em SP contra o rotavírus

A doença pode levar à morte

sáb, 10/03/2007 - 17h30 | Do Portal do Governo

 

Em 6 de março de 2006 teve início a vacinação contra rotavírus na rede pública de saúde. Para ficar imune à doença as crianças precisam tomar duas doses da vacina. A primeira deve ser aplicada em crianças com dois meses de idade (no máximo com três meses e 7 dias); a segunda dose em crianças com cinco meses de idade (no máximo com cinco meses e 15 dias). É de extrema importância respeitar espaço de pelo menos um mês entre cada dose.

No primeiro ano de vacinação foram aplicadas cerca de 640 mil primeiras doses e 450 mil segundas doses. A diferença deve-se exatamente ao respeito que deve-se ter pelo intervalo entre as duas doses.

“A inclusão desta vacina no calendário é de extrema importância, pois permite que todas as crianças fiquem protegidas contra complicações do rotavírus. É importante respeitar as idades de aplicação de cada dose”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

O rotavírus provoca diarréia, principalmente em crianças, especialmente no inverno, quando os pronto-socorros pediátricos sofrem sua maior demanda. A doença pode levar à morte. No mundo ocorrem cerca de 125 milhões de casos de diarréia por rotavírus a cada ano, causando cerca de 600 mil a 870 mil óbitos por ano.

secretaria da saúde

fss