1º de Maio – Dia de trabalhar e “fazer a diferença” nos hospitais públicos

60 mil voluntários entregarão fronhas e lençóis hospitalares confeccionadas

sex, 27/04/2007 - 18h20 | Do Portal do Governo

O que é que motiva 60 mil pessoas a deixarem de aproveitar o feriado prolongado para fazer um trabalho solidário? É com a certeza de que podem “fazer a diferença” na sociedade em que vivem que milhares de voluntários estarão envolvidos no dia 01 de maio na 2ª edição do projeto “Mãos que Ajudam os hospitais públicos”.

Neste dia os voluntários de mais de 180 cidades de 20 Estados brasileiros, entregarão 190 mil peças produzidas em pouco mais de 30 dias de mutirões de corte e costura, beneficiando cerca de 300 hospitais públicos, em sua maioria, mas também orfanatos e asilos.”Nossa meta é chegar a 200 mil peças produzidas em todo o país”, diz Flávio Cooper, coordenador regional do Mãos que Ajudam. “No ano passado beneficiamos 250 hospitais com 150 mil peças”.

Só em São Paulo e grande São Paulo dez mil homens e mulheres confeccionaram 20 mil itens hospitalares. No sábado, 28 de abril, acontecerão várias oficinas em todo o país para a finalização das costuras e empacotamento dositens para a entrega no dia 01.

Outro ponto importante, é que o projeto teve o objetivo de fazer uma doação personalizada, identificando cada necessidade dos hospitais. O Hospital Menino Jesus, na Bela Vista, por exemplo receberá travesseiros anti-refluxo, rolos e talas de apoio, kits de higiene e aspiradores de secreção traqueal.

Já o Pronto Socorro Akiratada, em Taboão da Serra, vai receber até cadeiras de roda. Não foi diferente com o Hospital do Mandaqui que além das peças confeccionadas vai receber um mutirão de higienização nos pacientes com cuidados nas unhas e cabelos.

A equipe da região do Jardim Piratininga, optou por auxiliar o Orfanato Ondina Lobo com cerca de 600 lençóis. Só o Hospital Amador Aguiar em Osasco receberá 850 peças entre lençóis e fronhas. Já o Hospital Estadual Ipiranga receberá 512 peças.

Sem o apoio das entidades assistenciais, iniciativa privada, secretarias de saúde e a mídia não teria sido possível alcançar tão bons resultados. O Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que doou grande parte da verba destinada à compra de tecidos e materiais de costura também foi imprescindível.

O Programa Mãos que Ajudam, mantido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, desde 2001, já beneficiou milhares de pessoas e entidades por todo o país nas mais diferentes áreas. Hoje o programa brasileiro serve de modelo para todo o mundo e é desenvolvido por países da América do Norte, Europa, Ásia e vizinhos da América Latina. Para conhecer mais acesse: www.maosqueajudam.org.br.