1º Batalhão de Choque completa 119 anos de combate ao crime

Unidade é a mais antiga da Polícia Militar e do Estado de São Paulo

sex, 03/12/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Mais antigo batalhão da Polícia Militar, o 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar completou 119 anos de “muito profissionalismo, dedicação e seriedade”. Assim o comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, definiu os anos de trabalho da unidade. Mais antigo da PM e do Estado de São Paulo, ele foi fundado no dia 01 de dezembro de 1891. Em seu histórico mais de um século de existência, o 1º BPChq carrega um passado de muitas lutas, honras e glórias baseadas na missão de manter a ordem a partir da legalidade.

O 119º aniversário do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar foi comemorado em sua sede, no bairro Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Além da comemoração, foi reinaugurado um “Monumento à Legalidade”, que após 40 anos de esquecimento resgata a memória de policiais que sacrificaram a própria vida em prol da sociedade. Também foram entregues as medalhas “Centenário” e “Láurea do Mérito Pessoal”, e o diploma “Amigo da Rota”, oferecido aos colaboradores que patrocinaram o calendário de 2011 da Rota.

Entre os convidados estavam o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que entregou as medalhas, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo; e o comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar, tenente coronel Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada.

História
O 1º BPChq começou a ser construído em 1888 e foi ocupado no dia 01 de dezembro de 1891. Para assegurar a ordem, marcou presença nas mais importantes batalhas do Estado e até mesmo do Brasil, como a Revolução de Canudos, em 1897, e a Revolução de 1924.

O batalhão foi contratado pelo Estado de São Paulo para integrar sua Força Pública, e somente em 1951, passou a ostentar o nome de seu fundador “Tobias de Aguiar”, como uma forma de homenagem por suas lutas e glórias. Em 1970, surgiu dentro dele uma forma de patrulhamento e policiamento motorizado, com a missão principal de controlar os distúrbios civis, nasceu a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), que no dia 18 de outubro deste ano completou 40 anos.

“É com muito orgulho que hoje o Batalhão Tobias de Aguiar completa 119 anos de história. A história desse batalhão se confunde com a história da própria Polícia Militar de São Paulo. Se fôssemos descrever sua história somente hoje seria pouco, precisaria de dois, três dias. Essa tropa trabalha com o mesmo afinco e com a mesma coragem com que os homens de 100 anos atrás enfrentavam todas as batalhas”, disse Telhada.

O coronel Telhada, que comanda o batalhão desde maio do ano passado, também ressaltou o sucesso dos trabalhos desempenhados este ano. “Foram 957 flagrantes, quase 78 mil pessoas abordadas, 23 mil veículos vistoriados e aproximadamente 710 quilos de entorpecentes apreendidos, entre cocaína, maconha e crack. Esses números fazem a população ter uma ideia do que a nossa tropa faz”, destacou o comandante.

Medalha Centenário e Láurea do Mérito Pessoal
Desde que o 1º BPChq completou o seu centenário, em 1991, foi instituída a “Medalha Centenário”, como forma de premiar policiais, civis e instituições que de alguma forma contribuem com o brilho do batalhão e prestam serviços relevantes ao Estado e ao seu povo. Esta é 20ª entrega da medalha, e, entre os agraciados estão policiais militares da própria base e tenentes coronéis de outras unidades. A escolha dos PMs do Batalhão Tobias de Aguiar, que receberam as medalhas, se deu em decorrência do trabalho desenvolvido e ofertado por aqueles durante o ano, e pelo desempenho em ocorrências policiais. A medalha “Láurea do Mérito Pessoal” é dividida em cinco graus.

Há quase três anos o 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar, o 1º tenente André da Silva Rosa mostrou-se feliz com a premiação. “Recebo com muito orgulho e muita honra essa medalha. É um momento inexplicável na vida do miliciano. Isto, para nós, não é só uma honraria material, uma medalha. Ela tem um valor sentimental e espiritual muito grande; é fruto de todo o nosso trabalho e o reconhecimento pelos dias e momentos de dedicação”, disse.

Um dos civis também agraciado foi o comandante José Hamilton Alves da Rocha, o piloto Hamilton, da TV Bandeirantes. Há dez anos ele acompanha, ao vivo, pelo ar, as ocorrências policiais para o programa de José Luiz Datena. O comandante ficou surpreso por receber uma medalha de herói e destacou a importância de apresentar e divulgar o trabalho da Polícia Militar. “A nossa preocupação é mostrar a força que tem a polícia, essa entidade que é a Polícia Militar, para que o policial se sinta motivado; eles que trabalham e arriscam a vida. Por isso a gente tem valorizar esses homens. A instituição da Polícia Militar do Estado de São Paulo é séria e tem combatido a criminalidade. Ela, na verdade, está além, está um passo à frente; e isso é muito bom, muito importante”, disse o comandante.

O piloto Hamilton também se lembrou de uma perseguição policial que aconteceu na região da Barra Funda, no dia 08 de outubro, e que foi por ele acompanhada. “Eu tenho amigos nos Estados Unidos que disseram que a policia de São Paulo é muito carinhosa. Os policiais foram muito bons, o marginal não merecia o tratamento que eles deram, mas eles seguiram a cartilha da polícia. Dá para ver o que tem por trás. Hoje em dia o policial tem formação universitária, formação muito boa. Este episódio mostrou que a polícia está preparada e que as pessoas podem confiar”, comentou o piloto.

Monumento à Legalidade
A Polícia Militar, ao longo de seus anos, perdeu muitos homens em combates. São policiais que cumpriram o juramento de sacrificar a própria vida em defesa da sociedade paulista. A Revolução de 1924 foi um dos fatos gloriosos da história brasileira que o Batalhão Tobias de Aguiar participou, na qual muitos policiais morreram. Como forma de homenagear os homens que deram suas vidas pela defesa do povo, a população de São Paulo doou ao batalhão uma estátua que simboliza o Monumento à Legalidade.

Da Secretaria da Segurança Pública