Zoológico de SP faz votação online para dar nome a filhotes de Suricata

Público poderá escolher até 10 de outubro nomes dos três machos e da fêmea, que nasceram em agosto

ter, 24/09/2019 - 15h34 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Zoo SP
Filhotes de Suricata nascidos em agosto de 2019, no Zoológico de São Paulo

A família de Suricatas (Suricata suricatta) do Zoológico de São Paulo aumentou com a chegada de quatro filhotes, em agosto. Após o exame que identifica o sexo dos animais, o Zoo vai batizar os filhotes com a ajuda do público.

A partir desta terça-feira (24) até 10 de outubro, o público será convidado a participar de uma votação online, pelo site do Zoológico. O quarteto composto por uma fêmea e três machos nasceu com cerca de 30 gramas cada um, com os olhos fechados que se abriram por volta da segunda semana de vida.

Os nomes foram sugeridos pelos técnicos e todos são de origem africana – uma homenagem ao continente de ocorrência da espécie. Serão selecionados os quatro nomes mais votados, três nomes para os machos e um para a fêmea. A divulgação do resultado será em 12 de outubro.

Os filhotes

Desde o nascimento, os filhotes são mantidos no núcleo familiar de nove membros, entre mãe, pai e irmãos mais velhos. Todos os indivíduos ajudam nos cuidados diários com os filhotes, especialmente os experientes pais “John e Juliana”, oriundos de uma instituição internacional.

DownloadDivulgação/Zoo SP
Filhotes de Suricata nascidos em agosto de 2019, no Zoológico de São Paulo

Com pouco mais de um mês de vida, os pequenos Suricatas começaram a seguir o grupo em busca de alimento sólido, sob supervisão dos mais velhos, mas o desmame ocorrerá por volta dos 50 e 60 dias. Neste período, os cuidados dos técnicos são direcionados ao grupo todo, que inclui dieta especial para os adultos e aporte de abrigos com opções de tocas. São bastante sensíveis a temperaturas extremas, sendo necessário o monitoramento constante a fim de oferecer um conforto térmico para o pleno desenvolvimento de acordo com o padrão da espécie.

Durante a fase inicial de desenvolvimento dos filhotes, toda a família permaneceu em área de bastidores para um melhor acompanhamento da equipe técnica. Após avaliação clínica satisfatória realizada recentemente por veterinários, foram transferidos para a área de exposição, ocupando o recinto vizinho ao território das girafas para que os visitantes possam conhecê-los.

Sobre a espécie

Os Suricatas são mundialmente conhecidos pelo seu representante no cinema, o Timão de “O Rei Leão”, mas, diferentemente do personagem, os Suricatas da vida real vivem em colônias de até 40 indivíduos.

A distribuição geográfica da espécie abrange a Botsuana, África do Sul, Angola e Namíbia, ocupando regiões de savana e áreas desérticas do continente africano.

A gestação tem duração de aproximadamente 11 semanas, nascendo entre 3 a 4 filhotes com cerca de 30 gramas e toda a família ajuda na criação dos bebês.