Zoológico de São Paulo reabre Espaço Formigueiro

Uma das áreas mais visitadas, estrutura permite visualizar uma colônia de formigas-saúva em pleno funcionamento

ter, 23/07/2019 - 9h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Zoo
Espaço Formigueiro, no Zoológico de São Paulo

O Zoológico de São Paulo, na capital paulista, reabriu na última quinta-feira (18) o Formigueiro. O espaço educativo foi totalmente revitalizado, com novo cenário e recursos que vão melhorar ainda mais a experiência do visitante e a compreensão sobre a vida desses insetos sociais.

Montado em uma estrutura de vidro que permite a visualização de uma colônia de formigas-saúva em pleno funcionamento, o Formigueiro é uma das poucas exposições no Brasil e no mundo que possibilita ao público conhecer de perto os hábitos e comportamentos altamente complexos desses pequeninos animais. O espaço é um dos mais procurados do parque desde sua inauguração em 1980.

Numa ação integrada entre diversas áreas do Zoo, a exposição da década de 80 ganhou pintura e instalações elétricas novas, um cenário que imita o solo para expor a estrutura de vidro onde a colônia de formigas habita, placas educativas e recurso audiovisual que contam a história desse espaço e trazem diversas informações sobre esses insetos e sua sociedade, além de uma réplica de formiga da casta soldado, que fica guardando a “porta do formigueiro”.

As populações de insetos têm diminuído em um ritmo alarmante, o que indica que muitos desses animais correm o risco de desaparecer em pouco tempo. Esses pequenos animais são essenciais para o funcionamento adequado de todos os ambientes naturais, atuando como polinizadores e recicladores de nutrientes, presas de outros animais, além de terem um importante papel na seleção natural e até no controle de outras espécies.

Como chegar

Para quem quiser conhecer a colônia de formigas ou mesmo os grandes mamíferos, aves e répteis mantidos pelo parque, o serviço Orca Zoo da EMTU/SP é uma opção prática e rápida. A tarifa custa R$ 3.

Da plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara parte o micro-ônibus com pintura temática que leva os passageiros ao portão 2 do parque, desembarque exclusivo para quem utiliza o serviço da EMTU/SP. A operação é feita por três micro-ônibus. Cada um tem capacidade para transportar 20 pessoas por viagem. A linha, que faz o trajeto em sete minutos, circula todos os dias, das 9h às 17h.

No Terminal Jabaquara também há um posto especial de venda onde é possível comprar o passeio completo, que inclui passagens de ida e volta pelo Orca Zoo, ingressos para o parque e outras atrações como o Zoo Safári. Assim o passageiro evita filas ao chegar ao local. O posto funciona de segunda a domingo, das 8h30 às 15h, e o pagamento pode ser realizado com dinheiro ou cartão de débito e crédito (não é aceito parcelamento).

O ingresso e o transporte para o Parque Zoológico para crianças de até cinco anos de idade e pessoas com deficiência são gratuitos.