Webinário debate como garantir a inclusão das pessoas com deficiência

Evento nesta quinta (29) teve como objetivo levantar debates e conhecimentos sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior

qui, 29/10/2020 - 19h10 | Do Portal do Governo

Nesta quinta, 29, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizou o “Webinário Internacional – Ensino Superior Inclusivo: Como garantir a inclusão das pessoas com deficiência”. Mais de 300 pessoas acompanharam o evento online.

Com enfoque em abordar os principais desafios à garantia do ensino superior inclusivo, a entrada e a permanência dos alunos com deficiência, além de explorar recursos de acessibilidades e tecnologias para a criação de boas práticas em paralelo com perspectivas internacionais, a transmissão acessível, contou com intérprete de libras, legenda em tempo real e tradução para a língua portuguesa.

“A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Governo de São Paulo e o Governador João Doria, têm alegria em poder realizar esse Webinário. Um tema que interessa a toda sociedade, São Paulo, Brasil, América Latina e o mundo, por isso ele não pode ficar fora da pauta na inclusão das pessoas com deficiência. É preciso ter acessibilidade em todos os meios e, sobretudo, na educação”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, durante mediação.

O Webinário contou com a presença do professor Seán Bracken, Inglaterra, no painel “Design Universal para aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) Europeias”, da professora Preciosa Fernandes, Portugal, no painel “A inclusão no ensino superior em Portugal”, da professora Elizabete Cristina, no painel “Perspectivas para o ensino superior inclusivo no Brasil: das rotas dos sujeitos à emergência de saberes” e da professora Neiza de Lourdes, no painel “Práticas desenvolvidas pelas universidades públicas Paulistas”.

Durante sua apresentação, o reitor da Unesp, Prof. Sandro Valentin, afirmou que a inclusão e acessibilidade são direitos universais e reconhecidos. “Muito se desenvolveu. A Unesp vem acampando esse ideal desde 2014, em que iniciamos um amplo processo de inclusão, reservando vagas em todos os cursos e priorizado o atendimento das demandas dos alunos com deficiência a fim de mantê-los no curso e oferecer um ambiente diversificado”, disse.

O evento online contou também com a parceria da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e o Centro Paula Souza (CPS).