VLT ganha pátio de manobras, bicicletário e edifício de apoio

Melhorias no Terminal Barreiros, em São Vicente, aperfeiçoam sistema operacional e oferecem mais conforto e segurança aos passageiros

qua, 09/08/2017 - 17h18 | Do Portal do Governo

Pátio para manobras e estacionamentos, bicicletário e edifício de apoio. Esses são os novos equipamentos inaugurados nesta quarta-feira (9), no Terminal Barreiros do VLT, em São Vicente, litoral de São Paulo, pelo vice-governador Márcio França, que representou o governador Geraldo Alckmin, em viagem à Brasília.

Os equipamentos aperfeiçoam o sistema operacional, proporcionam melhores condições de trabalho aos funcionários e mais conforto aos passageiros, já que muitos deles utilizam a bicicleta como complementação ao sistema de transportes.

O pátio de estacionamento e manobras tem capacidade para seis VLTs e vai permitir mais mobilidade para as composições. O edifício de apoio possui 164 m² com sala de administração e espaço para repouso e descanso dos condutores. Já o bicicletário tem capacidade para 100 bicicletas, com funcionamento das 5h30 às 23h30, no mesmo horário de operação do VLT.

O VLT da Baixada Santista circula entre São Vicente e Santos e transporta em média 22 mil passageiros dia.  Em novembro de 2016, a média diária era de cerca de 4.400 passageiros, o que corresponde a um acréscimo na demanda de 390%. Desde junho de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu definitivamente a operação do VLT da Baixada Santista, o sistema já transportou 2,5 milhões de passageiros. A tarifa cobrada é de R$ 4,05.

O VLT possui 15 estações entre o trecho Barreiros-Porto e vai receber até o final do ano melhorias para dar mais conforto e segurança aos passageiros no embarque e desembarque, com a instalação de portas-plataforma.

A instalação já foi concluída nas estações Bernardino de Campos, Ana Costa e Washington Luís, em Santos. Na estação Conselheiro Nébias, também em Santos, e em Barreiros, são realizados os últimos testes operacionais no equipamento. Nas estações São Vicente e Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, as portas-plataforma já se encontram em processo de montagem.