Vítimas do Holocausto são homenageadas em São Paulo

Milhões de judeus morreram em consequência da perseguição do regime nazista; Alckmin disse que episódio foi tragédia sem igual

dom, 29/01/2017 - 22h13 | Do Portal do Governo

Vítimas e sobreviventes da perseguição do nazismo durante o Holocausto, quando cerca de 1,1 milhão de judeus morreram, foram homenageadas neste domingo (29), em São Paulo. O governador Geraldo Alckmin participou do ato organizado pela comunidade judaica.

Alckmin disse que o Holocausto, como é  conhecido o episódio que vitimou homens, mulheres e crianças, foi “uma tragédia sem igual na História”, com um amplo significado. “Não somente judeus foram vitimados. Dissidente políticos, ciganos, homossexuais, pessoas com deficiência e muitas outras foram massacradas. Não relembrar o passado significa assassinar as vítimas pela segunda vez”, disse o governador.

O ato de caráter nacional reuniu diversas personalidades políticas, como o presidente da República, Michel Temer, e o prefeito de São Paulo, João Dória.  O governador falou da importância de preservar a memória da tragédia que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. “A USP (Universidade de São Paulo) tem um trabalho que identifica, documenta, digitaliza e arquiva documentos importantes para melhor compreensão do Holocausto. Parte desse material já está disponível em arquivo virtual na internet”, disse Alckmin.