“Virada de chave”, diz produtor de cana sobre parceria com Instituto Agronômico

Um dos beneficiados pelo convênio com o IAC de SP, agricultor utiliza estande da pasta na Agrishow para atrair clientes

qui, 04/05/2023 - 14h43 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
O agricultor Renato Trevizoli comemora o aumento da produtividade da sua fazenda com apoio do Programa Cana, do IAC

A família do agricultor Renato Trevizoli está no ramo da cana-de-açúcar há quatro gerações. Ele conta que a “virada de chave” na trajetória de mais de meio século do negócio iniciado pelo bisavô se deu a partir de 2015, ao firmar parceria com o Instituto Agronômico (IAC), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

A fazenda de Trevizoli fica em Taquaritinga, cidade da região central do estado, a 330 km da capital. A produtividade da lavoura foi impulsionada com o plantio de mudas pré-brotadas (MPB) a partir do material genético produzido pelo IAC, por meio do Programa Cana.

“O material sai do IAC com atestados de sanidade e de origem genética, cumprindo todos os critérios para a gente levar a propagação à frente. Nós pegamos essa muda e plantamos lá na fazenda. Dessa plantação, tiramos o mini rebolo, que é a ‘geminha’, e produzimos as mudas pré brotadas”, conta o produtor. A partir disso, as mudas de cana são vendidas para usinas, associações e produtores independentes.

Ele explica que, para firmar o convênio, teve que atender a uma série de exigências de qualidade e sustentabilidade por meio de certificações internacionais.

“Essa parceria com o IAC não cai do céu. Nós passamos por um crivo, com padrões de qualidade, para que nos confiassem a responsabilidade de propagar o material genético que eles desenvolvem. A patente, o ‘filho’, é deles. Eles nos dão a oportunidade de propagar esse material e entregar para o setor sucroenergético.”

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
O plantio de mudas pré-brotadas de cana (MPB) é feito a partir do material genético produzido pelo IAC

Potencial reforçado

O produtor de cana explica que a parceria potencializa os negócios no setor sucroalcooleiro. Além do selo de qualidade do IAC, o acordo de cooperação técnica possibilita o cultivo de variedades que se adaptam melhor às condições da fazenda.

“Foi uma virada de chave. A partir do momento que obtivemos acesso a essa tecnologia, ganhamos a oportunidade de ter um leque de variedades à disposição, cada uma com um nicho específico para exprimir o potencial genético. Quando temos opções de materiais dentro da propriedade, conseguimos identificar qual deles se adapta melhor à nossa condição de solo e manejo”, afirma.

Agrishow

A empresa de Trevizoli é uma das participantes no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento na Agrishow, maior feira do agronegócio da América Latina e que ocorre até sexta-feira (5), em Ribeirão Preto. O espaço permite que o Governo de SP apresente tecnologias e inovações desenvolvidas pelos seis institutos ligados à Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócios.

Além de expor tecnologia a novas técnicas a potenciais clientes, o produtor ressalta que a participação na feira também serve como vitrine daquilo que considera o diferencial da Agrícola Trevizoli: a assistência técnica pós-venda.

“A gente vende e também ensina como plantar e cuidar, qual é o melhor local para alocar [a produção]. Damos suporte para fazer o negócio dar certo, não é simplesmente vender. A Agrishow tem uma visibilidade enorme. O agronegócio passa por aqui, então temos a esperança de atingir mais clientes, mais produtores e mostrar nosso diferencial”, ressalta.

IAC

O IAC é um dos mais importantes e tradicionais órgãos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Foi fundado em 1887 pelo imperador D. Pedro II, ainda sob a denominação de Imperial Estação Agronômica de Campinas. Em 1892, passou para a administração do governo estadual.

A atuação do IAC fortalece a oferta de alimentos para a população e de matéria-prima agrícola para as indústrias. O apoio técnico com respaldo do Governo do Estado também garante mais segurança alimentar e amplia a competitividade do agronegócio paulista nos mercados brasileiro e internacional.