Em SP, mulheres contam com o maior número de delegacias do país

Na capital, interior e litoral, o público feminino tem à disposição uma rede de proteção com 133 DDMs; Estado é pioneiro neste trabalho

qua, 08/03/2017 - 11h39 | Do Portal do Governo

São Paulo foi o primeiro Estado do país a criar uma delegacia especializada em atender mulheres vítimas de diferentes tipos de agressão. Em agosto de 1985, muito tempo antes da promulgação da Lei Maria da Penha (em 2006), considerada um marco na luta contra a violência doméstica, foi fundada a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (1ª DDM).

Passados quase 32 anos da fundação da 1ª DDM, no centro de São Paulo – que atualmente atende em plantão de 24 horas, todos os dias da semana – 133 delegacias do tipo estão em funcionamento: nove delas localizadas na capital, 19 na região metropolitana, e 108 no interior e litoral. São Paulo é o Estado com a maior rede de DDMs, com 36% de todas as unidades existentes no país.

A última delegacia do gênero foi implantada em Campinas, em novembro de 2016, e é a segunda unidade instalada no município. Nas DDMs, as mulheres contam com suporte médico, psicológico, jurídico, orientação e informações sobre os seus direitos, medidas protetivas e rede de suporte. Elas são recebidas com dignidade e respeito por delegadas e equipes especialmente treinadas para esse atendimento.

Outras medidas
O Estado de São Paulo adotou recentemente diferentes iniciativas e procedimentos para melhorar a proteção da mulher também no atendimento de ocorrências policiais. Entre elas, a inserção de informações sobre medidas judiciais protetivas, que estão disponíveis online, nos tablets utilizados por policiais militares em missões de patrulhamento e de atendimento de ocorrências.

Além das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), todas as delegacias do Estado estão preparadas para atender ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. A linha de frente de atendimento recebe treinamento para essa finalidade.

Clique aqui para saber mais sobre o atendimento e localização das Delegacias de Defesa da Mulher no Estado de São Paulo. 

#TododiaéDiadeMulher