Via Rápida na Praia: 420 vagas de qualificação profissional no litoral sul

Inscrições estão abertas para atividades de capacitação voltadas às áreas de hospitalidade, imagem pessoal, confecção e economia criativa

dom, 24/12/2017 - 20h29 | Do Portal do Governo

O Programa Via Rápida disponibiliza 420 vagas para a região sul do litoral paulista.  Os cursos de capacitação gratuitos serão oferecidos em unidades móveis e os interessados devem se inscrever no site: www.viarapida.sp.gov.br. As aulas acontecem entre os dias 27 de dezembro e 25 de janeiro.

As atividades serão voltadas às áreas de hospitalidade imagem pessoal e confecção industrial, e em tendas da Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri), instaladas na Praça tom Jobim, em São Vicente.

As unidades móveis vão oferecer cursos e workshops de maquiagem, manicure e pedicure; garçom, bartender e camareiro; corte e costura. Os veículos possuem área interna 60 m² a 80m² e são equipados com instrumentos necessários para as modalidades desenvolvidas. Cada unidade atende até 20 alunos por turma.

Os cursos de 100 horas serão oferecidos em três turnos: manhã, tarde e noite. No período noturno ocorrerá o workshop de Maquiagem. Para esta atividade a inscrição é realizada no local, a partir das 14h.

No mesmo período, a Praça da Biquinha recebe uma tenda da Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri), com cursos inovadores que estimulam a criatividade dos alunos, entre eles o de Grafite. A iniciativa também contará com uma carreta da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Nesta unidade é possível aprender 60 técnicas artesanais.

Segundo o coordenador do Programa Via Rápida, Edmilson Valle, a proposta é a reinserção rápida no mercado de trabalho.  “A ideia é que o cidadão ingresse ou se recoloque em alguma atividade. As aulas são ministradas por instrutores, professores do Centro Paula Souza, instituição reconhecida pela qualidade com que atua em todo o Estado”, ressalta.

De acordo com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, nenhum país se torna uma grande potência sem eleger a educação e qualificação profissional como premissas indispensáveis para uma sociedade.

”O Governo do Estado de São Paulo trabalha com esse propósito. O Via Rápida, além de preparar os trabalhadores para uma melhor colocação profissional, também oferece oportunidade para que pequenos empreendedores abram o seu próprio negócio”, completa.

Além da inscrição online, para participar é preciso apresentar os documentos de RG e CPF, ter idade mínima de 16 anos e ser alfabetizado. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso. Desempregados ou mulheres arrimo de família, têm prioridade. As inscrições para os workshops são realizadas no local.