Via Rápida Emprego celebra formatura de alunos na capital paulista

Evento na Paróquia São Francisco de Assis condecorou 192 integrantes dos cursos de qualificação profissional do programa estadual

qua, 15/08/2018 - 17h08 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (15), 192 cidadãos foram condecorados na formatura do Via Rápida Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação que prepara e qualifica quem está em busca de oportunidade no mercado de trabalho.

Em parceria com o Centro Paula Souza, a iniciativa habilita o cidadão no exercício dos seus direitos à cidadania, aumentando a probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda. Com isso, contribui para a redução dos níveis de desemprego e subemprego e desenvolvimento local e regional.

“Cumprimento a todos aqui e especialmente aos formandos, de nove turmas e seis cursos. Aproveito também para anunciar, a pedido do padre Ticão, meu amigo querido, mais 390 vagas em oito áreas diferentes, pra vocês verem quem gostaria de fazer, ajudarem as pessoas e incentivarem elas a virem fazer os cursos nesse lugar que tem feito tanto bem a tantas pessoas”, disse o governador na formatura.

Sob a coordenação do Padre Antonio Marchioni, mais conhecido como padre Ticão, o evento foi realizado na Paróquia São Francisco de Assis, na capital paulista, e formou alunos dos seguintes cursos de qualificação profissional: barbeiro (28 alunos), cuidador de idosos (59), operador de telemarking (12), panificação – aulas na Unidade Móvel (55), pedreiro – Assentador de Pisos e Azulejos (18), técnicas de tear (20).

“Hoje temos a presença do nosso estimado governador, Dr. Márcio França, que vem nos apoiando nesses cursos. Agradecemos também ao secretário de Educação, João Cury, as professoras Clara e Margarete, que nos apoiam e nos ajudam nessa caminhada. Nesse momento de desemprego muito grande, esses cursos ajudam a enfrentar isso. Não percam a esperança, essa reunião de hoje, que essa formatura seja uma oportunidade de mudar de vida. Assim nós construímos cidadania”, falou o padre Ticão.

Os cursos têm duração de 100 horas, distribuídas em 20 dias, e são coordenados pela equipe da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec), do Centro Paula Souza. As aulas acontecem no Parque Dom Paulo Evaristo Arns (com exceção do curso oferecido na Unidade Móvel).

“O governo tem que trabalhar para gerar oportunidade para as pessoas, esse é o nosso papel. O que liberta as pessoas, e da dignidade, chama-se emprego. Para dar o primeiro passo, as pessoas precisam muitas vezes desse apoio do governo, através de um curso, de uma matrícula, e é o que estamos fazendo aqui. Quero cumprimentar aqui todos os educadores presentes, e os formandos. Se não fosse a disposição de vocês, não adiantaria nada o governo oferecer esses cursos. Desemprego se combate com politicas publicas voltadas às pessoas que mais precisam”, completou o secretário João Cury.

O próximo curso previsto envolve três turmas para manutenção de motos, com um total de 60 vagas, sendo 20 alunos distribuídos nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas serão dadas na Unidade Móvel. Além desse, também terão cursos de assistente contábil (60 vagas), assistente de logística (60), bijuterias artesanais (30), encanador residencial (30), jardinagem (30), técnica de vendas (90) e vendedor de comércio varejista (30).

“É com muita alegria e emoção que estamos aqui novamente. São muitas turmas, todos os anos, atendendo todos os pedidos. Precisamos estar preparados para estar à frente do maior Estado dessa União. Os professores querem ensinar, a população quer aprender, e quando a gente pensa que vem para ensinar, a gente também aprende com pessoas entusiasmadas, felizes, que estão aqui para empreender, aumentando sua empregabilidade e sua capacidade muitas vezes de gerar suas próprias vendas”, concluiu a professora Clara Magalhães.

O Via Rápida Emprego tem como público alvo trabalhadores desempregados, com idade entre 16 e 60 anos, autônomos e pessoas em situação de vulnerabilidade.