Verão no Clima: litoral de SP recebe atividades do projeto no fim de semana

Próximas ações educativas serão realizadas nas cidades de Peruíbe, Caraguatatuba, Itanhaém, São Vicente e Cananeia

qui, 25/01/2018 - 14h03 | Do Portal do Governo

Diversas praias do litoral paulista são palco de atividades do projeto “Verão no Clima 2018”, realizado em 16 municípios do Estado. Promovida pela a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a ação tem o objetivo de conscientizar os turistas e a população local a manter limpos os locais de passeio.

Eventos como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens, por meio de monitores ambientais, esclarecem os participantes sobre hábitos corretos de descarte e redução de resíduos. Todas as atividades da programação especial podem ser conferidas na agenda do projeto.

Na preparação para o fim de semana, será realizada uma caminhada no centro de Peruíbe, no litoral sul, na próxima sexta-feira (26), com início às 9h. Outras cidades litorâneas também recebem atividades da iniciativa no sábado (27). Em Caraguatatuba, às 9h, os monitores conduzem um mutirão na Praia da Mococa. Já em Itanhaém, uma corrida e uma caminhada, previstas para 9h, movimentarão a região central do município.

No domingo (28), um mutirão no mar ocorrerá na Baía de São Vicente, a partir de 8h. Já em Cananeia, na Beira da Ilha do Cardoso, será promovida uma corrida, às 9h.

Educação ambiental

Mais de 350 monitores e cerca de 1.500 voluntários estão diretamente envolvidos nas atividades de educação ambiental do Verão no Clima, que busca promover uma mudança de comportamento em relação aos cuidados ambientais com as praias e o meio ambiente.

No projeto deste verão, o grande diferencial é a introdução do tópico mudanças climáticas e a chamada “pegada de carbono”, que mede a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa causadas direta e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. O tema está presente na concepção da operação, idealizada com a preocupação de reduzir as emissões, tanto na logística de transporte, como na confecção de material de apoio.

Este ano, por exemplo, não haverá a distribuição de sacolas de plástico nas praias para o acondicionamento de lixo. O projeto foi criado com apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Fundação Florestal, e parceria das prefeituras municipais e entidades não governamentais.