Veja o passo a passo para quitar multas de trânsito com até 40% de desconto

O Dentran.SP aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica, tornando o acesso às notificações mais simples e seguro

qua, 15/03/2023 - 17h50 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Qualquer pessoa proprietária de veículo automotor pode acessar a funcionalidade

Com o anúncio do Governo de SP nesta quarta-feira (15) da adesão por parte do Dentran.SP ao Sistema de Notificação Eletrônica – SNE, o acesso do cidadão às notificações de trânsito ficou mais simples e seguro.

O SNE faz parte do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e permite que os motoristas paulistas acessem de maneira online os avisos de notificações de autuações de trânsito do Detran.SP e, futuramente, outros órgãos credenciados como o DER – Departamento de Estradas e Rodagem.

Outra vantagem é poder quitar as multas com até 40% de desconto (até a data de vencimento original), desde que a infração seja reconhecida e que não sejam apresentados defesas ou recursos.

Qualquer pessoa proprietária de veículo automotor pode acessar a funcionalidade. Primeiro, é necessário fazer o cadastro pelo site http://portalservicos.senatran.serpro.gov.br.

Feito o cadastro, siga o passo a passo a seguir:

1 – Acesse o app da Carteira Digital de Trânsito (atalho pelos portais do Poupatempo e DetranSP e APP Poupatempo Digital)

2 – Clique em INFRAÇÕES

3 – Selecione a visualização por INFRATOR ou VEÍCULO

Se você escolher POR VEÍCULOS:

4 – Selecione o veículo de consulta

5 – Clique sobre a infração para mais informações

6 – Selecione a forma de pagamento (boleto) e a condição de desconto para pagamento

Na mesma tela também é possível:

– Indicar o real infrator

– Visualizar em PDF a infração

Após selecionar a forma de pagamento e demais alterações, se necessário:

7 – Leia os Termos e Condições

8 – Clique no botão RECONHEÇO A INFRAÇÃO

Feito esse procedimento, basta esperar a liberação do boleto e efetuar o pagamento quando disponível. Ele estará disponível em até 72 horas.

Para oficializar a operação é preciso habilitar, no aplicativo CDT, a opção para recebimento das notificações apenas de forma digital. Isso cancela o envio das notificações pelos correios, diminuindo os custos do processo e permitindo aplicação do desconto.

A implementação do SNE é uma iniciativa do pacote de soluções da Secretaria de Gestão e Governo Digital, Detran.SP e Prodesp para contribuir com transformação digital do Estado de São Paulo.