Veja como será o funcionamento de serviços de saúde nos feriados de Natal e Ano Novo

Prontos-socorros e serviços hospitalares funcionam normalmente; ambulatórios, farmácias postos de doação de sangue têm horário diferenciado

sex, 20/12/2019 - 13h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulga o esquema de funcionamento dos serviços de saúde durante os feriados de final de ano. Todos os hospitais estaduais funcionarão normalmente, tanto o pronto-socorro quanto setores de internação. Entre os dias 23 a 25 de dezembro e 30 a 1º de janeiro, os ambulatórios não abrem.

Veja também
Confira o que abre e fecha em órgãos estaduais nas semanas de Natal e Ano Novo

Os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) deverão ocorrer conforme agendamento e em caso de dúvida a orientação é para que o usuário consulte a unidade. No Instituto de Geriatria e Gerontologia (IPGG) da Capital o expediente será normal, exceto nos feriados, e o Centro de Referência do Idoso (CRI- Norte) não abrirá nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º janeiro.

Dose Certa
Todas as unidades Dose Certa permanecerão fechadas para os feriados de Natal nos dias 23, 24 e 25 de dezembro e Ano Novo nos dias 30, 31 de dezembro e 1º de Janeiro. De 26 de dezembro a 3 de janeiro as unidades funcionarão em regime de revezamento. Com isso, as unidades de Itaquera, Sé, Saúde, Mandaqui e Pedreira abrirão nos dias 26 e 27 de dezembro, das 8h às 17h. Já as farmácias da Barra Funda, Clínicas, São Mateus, Sé, Mandaqui e Pedreira abrirão nos dias 2 e 3 de janeiro, das 8h às 17h. A partir de 6 de janeiro de 2020 todas as unidade voltam ao horário de funcionamento normal.

Farmácias de alto custo
As farmácias de alto custo de Santo André, Franca, São José do Rio Preto, Baixada Santista, Emílio Ribas, Sorocaba e Iamspe não abrirão em 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. As farmácias da Vila Mariana, Campinas, São Caetano do Sul, Guarulhos, Bauru e Presidente Prudente irão atender normalmente, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Já as farmácias de Piracicaba, Taubaté, Botucatu, São Bernardo do Campo, Várzea do Carmo, São João da Boa Vista, Unicamp, João Paulo II (em Rio Preto), Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Bourroul e Barretos não funcionarão nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro. A partir do dia 2 o funcionamento volta ao normal.

A farmácia do AME Maria Zélia não terá expediente nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nos dias 24 e 31 de dezembro as senhas serão distribuídas até as 10h30.

Fundação Pró-Sangue
As unidades da Fundação Pró-Sangue permanecerão fechadas a partir do dia 23 e voltam a funcionar a partir do dia 26. No feriado do ano novo as unidades estarão fechadas de 30 de dezembro a 1 de janeiro voltando ao expediente normal a partir do dia 2. Com exceção dos postos Clínicas e Osasco que funcionarão normalmente, mas com horários especiais nos dias 24 e 31 de dezembro das 8h às 13h e não abrirão nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Museus
Para os que procuram atividades de lazer e cultura, o parque e os museus do Instituto Butantan estarão fechados entre os dias 23 e 25 de dezembro e entre 30 de dezembro e 1ª de janeiro. Nos demais dias o parque funcionará normalmente das 7h às 18h, exceto nas segundas-feiras que são realizadas manutenções rotineiras.