Veja atrações do seminário Biblioteca Viva, que começa nesta segunda (23)

Evento sobre bibliotecas públicas e comunitárias será realizado até o dia 25 de outubro na capital paulista e está com inscrições abertas

seg, 23/10/2017 - 8h33 | Do Portal do Governo

Começa nesta segunda-feira (23) a 10ª edição do Seminário Biblioteca Viva. O evento vai até quarta-feira (25) na capital paulista e tem inscrições gratuitas abertas neste site.

Como já é tradição, o seminário vai compartilhar conhecimentos de experiências em bibliotecas públicas e comunitárias e contará com profissionais gabaritados do Brasil e de países do exterior.

Uma das novidades na edição de 2017 é que estão confirmadas as participações do escritor André Vianco e da cartunista Laerte Coutinho, importantes personalidades da literatura brasileira. Vianco vai conversar com a plateia na abertura do evento (23/10), enquanto Laerte fará sua exposição na quarta-feira (25).

Outra atração inédita do evento é a palestra virtual sobre zonas livres de leitura, que será proferida pela croata Mirela Roncevic, editora e idealizadora do projeto Free Reading Zone e da Biblioteca Virtual para a Croácia. A mediação presencial será de Liliana Giusti Serra, doutoranda em Ciência da informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Na abertura da programação, a bibliotecária Mélanie Archambaud irá relatar experiências e apresentar novas formas de mediação de leitura que acontecem na rede de bibliotecas públicas de Bordeaux, na França. O tema da palestra de Mélanie será aprofundado no curso de imersão, que acontecerá no dia seguinte (24/10), com a participação das especialistas Bianca Santana e Amanda Leal de Oliveira.

Mediação e territórios de leitura serão temas permanentes durante os três dias. Leandro de Sagastizábal, presidente da Comissão Nacional de Bibliotecas Populares da Argentina vai falar sobre articulação do Estado e sociedade para promoção da leitura naquele país (24/10)

Sagastizábal também participará de uma mesa-redonda (25/10) com Isabel Santos Mayer, do LiteraSampa, rede que conta com catorze bibliotecas comunitárias e duas escolares, além das parcerias que possui nos territórios em que estão inseridos. O debate pretende identificar pontos de convergência entre as diversas tipologias de bibliotecas para melhorar os serviços e conquistar mais leitores.

A conhecida Tia Dag, da Casa do Zezinho, e o escritor Marcos Lopes, do Projeto Sonhar, vão responder no dia 23/10 a seguinte pergunta: Novos territórios da leitura: onde estão? Territórios em conflito, jovens, adolescentes e famílias vulneráveis, educação e oportunidades de leitura fazem parte do desafiador dia a dia desses educadores que atuam na região periférica da capital paulista.

Outra convidada internacional, a bibliotecária alemã Gabriele Ceseroglu atualmente dirige um projeto de incentivo à leitura em várias línguas na Biblioteca Pública de Colônia. Durante muitos anos atuou com famílias estrangeiras que chegam à Alemanha vindas de territórios em conflito. Em palestra na parte da tarde do primeiro dia do evento (23/10), Gabriele vai tratar da biblioteca e seus desafios como território cultural impactado por ondas migratórias.

Para ampliar o tema, a bibliotecária Maria Elizabeth Pedrosa, da Biblioteca Pública Padre José de Anchieta, conduzirá o curso de imersão abordando as questões da interculturalidade e multilinguismo, contando com a participação do educador José Queiroz, da Comunidade Cultural Quilombaque. A mediação será de bibliotecária Ana Teresa Sannazzaro, do Goethe-Institut.

A presidente da FEBAB, Adriana Cybele Ferrari, fará uma apresentação sobre a importância da inclusão das bibliotecas na Agenda ONU 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Registrar, preservar e transformar em informação as histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade é a missão do Museu da Pessoa que em 25 anos de existência formou um riquíssimo acervo. A fundadora Karen Worcman vai relatar experiências, resultados e destacar o papel das bibliotecas na palestra Nossas histórias, nossa memória.

O seminário ainda terá intervenções artísticas todos os dias, muitos painéis com casos exemplares, exposição de pôsteres, sorteios de kits de livros e muito mais. Serão três dias de intenso aprendizado, trocas de experiências e ideias transformadoras. Todas as palestras de convidados estrangeiros terão tradução simultânea.

O 10º Seminário Biblioteca Viva é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). A organização é da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, com apoio institucional do Goethe-Institut.

SERVIÇO

10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva)
23 a 25 de outubro de 2017 – das 8h30 às 18h
Centro de Convenções Rebouças – Grande Auditório e Auditório Vermelho
Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23 – Cerqueira César – São Paulo – SP (Metrô Clínicas)
Realização: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura) e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)
Execução: SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura
Apoio institucional: Goethe-Institut São Paulo