Vale do Ribeira recebe 1ª atividade do Exporta SP

Evento em Registro reúne empresários interessados em exportar ou ampliar atuação no mercado internacional; ação integra Vale do Futuro

ter, 18/02/2020 - 16h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/InvestSP

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a InvestSP realizaram nesta terça-feira (18) a primeira atividade do Exporta SP – Programa Paulista de Capacitação para Exportações, em Registro. A iniciativa integra o Programa Vale do Futuro, lançado em 2019 para alavancar o desenvolvimento econômico e social de cidades do Vale do Ribeira.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, ressaltou a importância do programa para a região. “O Exporta SP é uma grande oportunidade para as empresas. Já temos muitas ações concretas acontecendo e o primeiro exemplo disso é aqui no Vale do Futuro. Vamos garantir que esse programa rode e ofereça benefícios rapidamente para o Vale do Ribeira”, comentou.

Com apoio da Prefeitura de Registro, Sebrae e Codivar, o evento aconteceu na primeira edição do “InvestSP na sua Região”, ação que vai percorrer diversas regiões do Estado para capacitar gestores municipais na atração de investimentos e empresários no processo de exportação.

Durante a tarde, o programa Exporta SP realizou o Encontro com Experts de Exportações, voltado para micro, pequena e médias empresas e startups que tenham interesse em exportar ou ampliar seus mercados. Os exportadores da região do Vale do Ribeira estão contemplados na primeira fase do Exporta SP e já podem se inscrever gratuitamente para o processo seletivo do programa.

Para participar do Exporta SP, as empresas precisarão se cadastrar no site da InvestSP (www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp) e passar por processo seletivo que avaliará o atual estágio para acesso ao mercado externo. Depois, a empresa receberá a visita de um consultor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.

Sobre o Exporta SP

É o maior programa de capacitação para exportações já executado no Estado, incluindo pela primeira vez startups e o setor de serviços em seu escopo de atuação. Poderão participar micro, pequenas e médias empresas que ainda não exportam ou que já atuam no comércio internacional e queiram expandir seus mercados.

A InvestSP, por sua vez, é uma organização social ligada à Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio de contrato de gestão. A agência tem como missão desenvolver o Estado de São Paulo por meio da promoção de investimentos, aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.