Vai dirigir? Confira dicas do Detran.SP sobre postura

Tema “Cuidando da coluna” foi escolhido pelos internautas em votação na rede social e transmitido em live no Facebook

sex, 30/08/2019 - 18h41 | Do Portal do Governo

Quem trabalha muito tempo sentado, a exemplo dos motoristas de ônibus, caminhão, táxi e aplicativos, costuma ter dores na coluna. Por isso, é importante que esses profissionais cuidem da postura enquanto dirigem para essas dores não evoluírem para um problema de saúde mais sério.

“Fui motorista a vida toda. Sempre achei que não teria problemas, sentia dor mas não imaginava que era a postura. Recentemente descobri uma hérnia e estou afastado. Tudo por ficar na postura errada”, conta o motorista Belmiro da Silva.

Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) criou a série educativa #PerguntaProDetran que é transmitida por meio de #lives no Facebook. O tema “Cuidando da coluna” foi escolhido pelos internautas em votação na rede social.

O médico Alexandre Fogaça Cristante, especialista em coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), participou e deu dicas valiosas para os motoristas prevenirem as dores e os desgastes do sistema locomotor.

De acordo com o médico, entre os fatores que predispõem os motoristas a terem problemas na coluna estão o fato de ficarem muito tempo no trânsito e o impacto da trepidação.

No início, as dores no sistema locomotor costumam ser de natureza muscular e aparecem na cervical, na região dorsal, na lombar, eventualmente irradiada para os braços e pernas. Nesses casos, a simples mudança de hábitos pode resolver.

“Se a dor aparecer acompanhada de dormência, formigamento, perda de força nos braços e nas pernas e se tiver dor à noite, em repouso, é preciso procurar um médico”, afirma Fogaça.

Para ver dicas de alongamento, assista aqui ao vídeo divulgado pelo Detran.SP.

Segundo o médico, cronicamente o problema deixa de ser muscular e a pessoa passa a ter desgaste nos discos, que funcionam como amortecedores entre as vértebras. Ou problemas na junta das vértebras, que é a artrose.

Nesses casos, é necessário procurar atendimento médico, fazer uma avaliação e, eventualmente, exames para o diagnóstico. O tratamento, na maioria das vezes, é a reabilitação: fisioterapia, depois introdução a uma prática esportiva, de preferência sem muito impacto.

Veja as orientações para evitar as dores na coluna:

* Realizar atividades físicas para fortalecer a musculatura abdominal e a paravertebral e, assim, dar suporte à coluna;

* Manter o peso saudável;

* Fazer intervalos de duas em duas horas para alongar o corpo;

* Sentar com as costas apoiadas, o quadril dobrado em quase 90 graus e o joelho dobrado em 60 graus;

* Ajeitar a altura para que o olhar no horizonte fique reto;

* Regular a altura do volante na altura dos ombros.