Vacinação contra a febre aftosa termina nesta quarta-feira (31)

Campanha abrange imunização obrigatória e comunicação à Defesa Agropecuária; rebanho de 4,6 milhões de cabeças deve receber dose

ter, 30/05/2017 - 12h33 | Do Portal do Governo

O criador de bovinos e búfalos tem até esta quarta-feira (31) para vacinar animais com idade de um dia a 24 meses contra a febre aftosa no Estado de São Paulo. A imunização do rebanho paulista chegou a 64% nesta segunda-feira (29), de acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Ao todo, devem receber a dose 4,6 milhões de cabeças. Mais de 110 mil propriedades estão cadastradas no Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal para participar de campanhas de vacinação. Segundo o último balanço, 49 mil propriedades ainda não concretizaram o procedimento, que é obrigatório.

“Os criadores podem declarar a vacinação, pela internet, até 7 de junho, mas precisam realizar a vacinação até 31 de maio. Isso é importante para que os responsáveis fiquem em dia com o calendário de imunização estabelecido pela legislação e os animais estejam protegidos”, explica Fernando Buchala, coordenador da Defesa Agropecuária.

O representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado destaca, ainda, que o pecuarista deve declarar todo o rebanho bovídeo (bois, vacas, carneiros, ovelhas, bodes e cabras), e não apenas os que foram vacinados. O criador também precisa listar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, inclusive as aves.

O criador que deixar de imunizar bovinos e búfalos está sujeito à multa de R$ 125,35 por cabeça, enquanto quem não comunicar a imunização à Defesa Agropecuária terá que desembolsar R$ 75,21 por animal.