USP sedia evento sobre comportamento social na Internet

Temas como plataformas colaborativas, redes de interação, games e inteligência artificial serão discutidos de quinta-feira até sábado (16)

qua, 13/12/2017 - 14h32 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo recebe entre os dias 14 e 16 de dezembro o 10º Simpósio da Associação Brasileira de Cibercultura, que reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, profissionais de mercado e representantes de entidades internacionais para apresentar e discutir as principais oportunidades e transformações que surgem da interação nas redes digitais.

Serão apresentados aproximadamente 500 trabalhos inéditos, sobre os mais variados temas, como big data e ciência dos dados, cidades inteligentes, privacidade e vigilância na web, cultura hacker, influenciadores digitais, educação on-line, net-ativismo, inteligência artificial, novos negócios e games.

Além de mesas e painéis científicos, a programação inclui uma feira de exposições de soluções digitais, performances, sessões de lançamentos de livros, exposição de arte, eventos musicais e exibição de filmes de realidade virtual. Para Brasilina Passarelli, professora da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenadora da Escola do Futuro, as pesquisas em cibercultura buscam compreender o comportamento das pessoas na Internet e as transformações e oportunidades que surgem a partir desta interação.

“As tecnologias digitais contribuem para o surgimento de novos tipos de interações capazes de criar materialidades em todas as áreas do conhecimento humano”, explica a docente.

Entre os convidados estão Enrica Sabatini, do MoVimento 5 Estrelas, grupo político italiano que propõe o uso da Internet para estabelecer uma democracia direta, Alexandre Le Voci Sayad, membro do conselho da Aliança Global em Mídia e Educação da UNESCO, Alton Grizzle, dirigente da Área de Comunicação e Informação da UNESCO/Paris, Camila Marques Belém, programadora de jogos digitais, Paulo Luís Barbosa dos Santos, fundador da Flux Game Studio, Roseli Romero, coordenadora do Centro de Robótica da USP-São Carlos, além de lideranças dos movimentos Muda São Paulo, Jornalistas Livres e Ciclocidade.

Fundada em 2006 por pesquisadores de programas de pós-graduação de diferentes áreas, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) é uma entidade científica e cultural, interdisciplinar e sem fins lucrativos, com sede em São Paulo. A missão principal da associação é congregar pesquisadores, grupos de pesquisa, instituições e entidades brasileiras do campo de estudos da cibercultura.