USP São Carlos oferece curso para idosos que desejam usar computador

Atividade gratuita ensinará a navegar pela internet e demais funções para propiciar independência no acesso à informação e entretenimento

ter, 29/08/2017 - 10h04 | Do Portal do Governo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferece gratuitamente um curso para idosos que desejam aprender a usar o computador.

O curso vai mostrar as partes que compõem um computador e ensinar também a navegar pela internet. As aulas do curso começam no dia 12 de setembro e vão até 31 de outubro, sempre às terças-feiras, das 16 às 18h.

A atividade vai fornecer às pessoas da terceira idade conhecimentos básicos de informática. O objetivo é fazer com que elas tenham independência no acesso à informação, entretenimento, cultura e lazer por meio do uso de computadores e da internet.

Os alunos vão aprender a editar documentos, abrir e salvar arquivos, utilizar DVDs, CDs, pendrives, criar e-mails, navegar na internet, fazer compras online e evitar vírus e programas maliciosos.

Quem tem mais de 60 anos de idade e interesse em aprender a utilizar o computador precisa se candidatar a uma das 20 vagas disponíveis. É preciso comparecer ao Serviço de Apoio Acadêmico, que fica na sala 3-001 do ICMC, na área I do campus da USP.

As inscrições ficam abertas até o dia 1º de setembro ou enquanto houver vagas. Como há uma grande demanda pelo curso, antes de ir fazer a inscrição pessoalmente, recomenda-se que os interessados se informem sobre a existência de vagas pelo telefone (16) 3373-9146.

O curso é uma iniciativa conjunta do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC e do Centro de Competência de Software Livre (CCSL). As atividades serão coordenadas pelos professores Marcelo Manzato e Ellen Barbosa.

Essa é a sexta edição do projeto, que foi especialmente desenvolvido para propiciar aos idosos um atendimento personalizado. Alunos do ICMC vão ajudar a ministrar as aulas, atuando como monitores.