USP e Universidade do Minho firmam parceria estratégica

Em cerimônia no último dia 5 de dezembro, universidades assinaram protocolo de cooperação e lançaram edital para projetos conjuntos

sáb, 15/12/2018 - 16h42 | Do Portal do Governo

Pensando em promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre as instituições em áreas de interesse comum, A USP e a Universidade do Minho assinaram um protocolo de cooperação e lançaram um edital para o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa.

Para o Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, a UMinho é uma universidade de excelência em várias áreas do conhecimento, com laboratórios entre os mais conceituados da Europa.

“A produção científica conjunta com pesquisadores da USP é elevada, com 782 trabalhos publicados nos últimos cinco anos, o que revela um intenso relacionamento acadêmico entre as duas instituições, que será fortalecido com o lançamento do edital”, explicou.

A cerimônia aconteceu no último dia 5 de dezembro, na cidade de Braga, em Portugal, e além do presidente da Aucani, contou com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro; do vice-reitor, Rui Reis; e dos pró-reitores, Filipe Vaz e Carla Martins, além de outras autoridades universitárias.

Para o Vice-Reitor da UMinho, Rui Reis, “o acordo é para nós algo extremamente estratégico, sendo a ideia cobrir todas as áreas científicas, dando prioridade às pesquisas multidisciplinares”, disse.

No caso da UMinho, o projeto poderá financiar professores, investigadores e estudantes de pós-graduação. No caso da USP, apenas docentes e estudantes de pós-graduação poderão ter acesso. O acordo assinado tem a vigência de três anos.