USP e Bike Sampa têm bicicletas compartilhadas na Cidade Universitária

Expectativa de é que o serviço atenda aproximadamente cinco mil pessoas por dia no campus do município de São Paulo

seg, 09/03/2020 - 12h07 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

Os usuários do campus da Universidade de São Paulo (USP) na Cidade Universitária, na capital, contam agora com um sistema de bicicletas compartilhadas. Foram inauguradas na última quinta-feira (5) as 18 estações do Bike Sampa, projeto que opera desde 2018 na cidade. A expectativa é de que o serviço atenda aproximadamente cinco mil pessoas por dia.

Também já estão em operação os pontos localizados nas estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) próximas à Cidade Universitária, integrando o campus a outras opções de transporte público.

“Nosso objetivo com a implantação desse serviço é melhorar tanto a mobilidade interna quanto a do entorno do campus, além de atender à crescente demanda da comunidade, especialmente neste momento em que recebemos os novos alunos”, afirmou o prefeito do campus USP da capital, Hermes Fajersztajn, ao Jornal da USP.

“A USP incentiva cada vez mais o uso das bicicletas como transporte alternativo e, para a Prefeitura do campus, a prioridade é sempre do pedestre, depois das bicicletas e, em seguida, do transporte público”, salientou o dirigente.

Na cidade de São Paulo, o Bike Sampa disponibiliza 2,6 mil bicicletas e possui 260 estações localizadas perto de terminais de transporte público e áreas com grande movimento. O sistema é operado pela Tembici e patrocinado pelo Itaú Unibanco.

Projeto nasceu na USP

Presente em cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife), além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, a Tembici é uma empresa que nasceu na USP.

Um dos fundadores, o engenheiro mecatrônico Mauricio Villar, idealizou um sistema de compartilhamento de bicicletas no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido em 2009, na Escola Politécnica (Poli).

Após a conclusão, o projeto foi apresentado à prefeitura do campus, que apoiou institucional e financeiramente o desenvolvimento e implantação na Cidade Universitária. Assim, o PedalUSP foi inaugurado em 2011 e tinha apenas equipamentos na estação Butantã, do Metrô, e na Portaria 1, com 16 bicicletas que realizavam mais de 250 viagens por dia.

“O PedalUSP abriu as primeiras portas e iniciou um caminho que nos trouxe até aqui. Hoje, temos 16 mil bicicletas na América Latina e estamos transformando as cidades. Espero que a USP continue a estimular projetos assim, porque é daqui que sai a inovação do Brasil, é daqui que saem as novas coisas que mudam a vida das pessoas”, ressaltou Mauricio Villar ao Jornal da USP.

O engenheiro mecatrônico também agradeceu ao apoio dos professores da Poli, em especial, de Marcos Barretto, que foi o orientador no TCC, e Antonio Marcos de Aguirra Massola, que, à época, ocupava o cargo de prefeito do campus.