USP discute os desafios frente à COVID-19 em conferências internacionais

Com dirigentes de instituições estrangeiras, reitor da universidade debateu papel da pesquisa no enfrentamento da pandemia

seg, 13/04/2020 - 10h39 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Adriana Cruz

O papel das instituições de pesquisa mundiais no enfrentamento da pandemia da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) foi tema de duas conferências internacionais, promovidas na última quarta-feira (8), e que contaram com a participação do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, por videoconferência.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O gestor participou, ao lado de quase 50 dirigentes de instituições de ensino superior do mundo inteiro, do Fórum dos Líderes das Universidades Globais, entidade ligada ao Fórum Econômico Mundial. O evento foi realizado na cidade de Genebra, na Suíça.

“As universidades estão atuando integralmente no apoio à sociedade e demonstrando sua importância social”, afirmou Vahan Agopyan, após o encontro, ao Jornal da USP. Um dos principais pontos destacados pelos reitores durante os debates foi o aumento, neste período, da colaboração entre as universidades e delas com os governos, que tem ocorrido “de forma marcante”, segundo avaliou o dirigente da USP.

Aplicações

Outros aspectos levantados pelos participantes durante as discussões foram a constatação de que a pesquisa básica demonstrou que resulta em aplicações essenciais para a sociedade e que os desafios impostos pelo isolamento social adotado por muitos países fizeram com que os docentes mais conservadores das instituições, avessos ao ensino a distância, se tornassem adeptos das ferramentas do ensino a distância.

“Essa pandemia está provocando grandes alterações sociais, que terão impacto no futuro”, salientou o reitor da USP. A preocupação quanto à contribuição das universidades na construção dessa nova dinâmica social foi abordada por Vahan Agopyan no encontro promovido pela Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos.

O tema da intervenção do gestor foi “A USP e seu compromisso social para mitigar os efeitos da COVID-19” e integrou a programação da décima edição da Conferência Anual sobre Resolução de Conflitos. O coordenador do Centro Global para Paz e Resolução de Conflitos da USP, Gerson Damiani, também participou do evento.

“Precisamos auxiliar a sociedade a repensar novas formas de trabalho, de comunicação e de assistência à saúde. Estamos mostrando a importância da terceira missão das universidades neste momento, mas precisamos ajudar a sociedade a pensar no futuro”, enfatizou o reitor.