Uso de máscaras no transporte público de São Paulo não é mais obrigatório

Liberação foi recomendada pelo Comitê Científico da Secretaria da Saúde

sáb, 04/03/2023 - 12h13 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo publicou neste sábado (4) o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público em todo o Estado. Recomendada pelo Comitê Científico da Secretaria da Saúde, a decisão prevê que o uso do equipamento passe a ser recomendado, principalmente para públicos de risco específicos, como maiores de 65 anos de idade, pessoas com alguma imunodeficiência, com comorbidades e com sintomas respiratórios.

A obrigatoriedade do uso de máscara, contudo, permanece para locais destinados a prestação de serviços de saúde, sejam eles públicos, privados ou filantrópicos, em todo o Estado.

De acordo com a avaliação feita pelo Comitê Científico, o atual cenário da pandemia permite a flexibilização da obrigatoriedade. A Pasta e o Comitê monitoram diariamente os indicadores de casos e internações por Covid-19, inclusive, considerando o impacto causado pelas festas de carnaval que, até o momento, não sugerem aumento significativo e que coloquem em risco o sistema de saúde público do Estado.

Além dos índices de casos e internações, destaca-se também os altos índices de vacinação do Estado de São Paulo. Até este sábado (4), foram aplicadas mais de 129,6 milhões de doses e 90,7% da população acima de 6 meses de idade estão com esquema vacinal completo.