Univesp: ensino gratuito a distância em todo o território paulista

Entidade tem proposta inovadora para cursos gratuitos de graduação em cinco licenciaturas, dois bacharelados e um superior em tecnologia

dom, 23/12/2018 - 15h28 | Do Portal do Governo

A Univesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo, tem o objetivo de permitir o acesso ao ensino superior em todo o território paulista. Para isso, oferece cursos gratuitos e a distância de graduação em cinco licenciaturas, dois bacharelados e um curso superior em tecnologia, em parceria com o Centro Paula Souza. A Univesp conta, hoje, com cerca de 35 mil alunos e 243 polos espalhados pelo território paulista.

Os cursos são feitos na modalidade Ensino a Distância (EAD), mas com eventos e provas bimestrais no polo presencial onde o aluno efetuou a matrícula. Dessa forma, o foco é oferecer oportunidade para os jovens cursarem graduações no padrão das melhores universidades brasileiras.

Os alunos desenvolvem atividades on-line acadêmicas, como assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, além de tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Tudo isso é feito por meio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

“A aula a distância não se resume a videoaula. É um conjunto de recursos que a gente têm a disposição pro aluno. A videoaula é apenas uma parte dessa aula”, afirma a professora Fernanda Simon.

Nos polos, são os espaços físicos que os estudantes têm à disposição computadores, impressoras e acesso à internet, além de realizarem atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica.

Mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a instituição é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC, tendo os cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação.

“As novas tecnologias aplicadas à educação são fundamentais para democratizar ainda mais as oportunidades de formação profissional e o índice de empregabilidade dos jovens paulistas”, diz a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.