Univesp é parceira da Unesco no combate à doença COVID-19

Organização trabalha com vários países para somar ideias que diminuam impacto no aprendizado causado pela enfermidade

dom, 03/05/2020 - 8h26 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma das instituições parceiras da Unesco Institute for Information Technologies (UNESCO IITE) em iniciativas voltadas ao combate do novo coronavírus, causador da doença COVID-19. Para conter a disseminação da enfermidade, a organização está trabalhando em conjunto com representantes de instituições de ensino de diversos países, de modo a compartilhar estratégias voltadas a minimizar os efeitos da interrupção do aprendizado presencial em todo o mundo.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

De acordo com o diretor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) IITE, Tao Zhan, os parceiros globais de diversos países se reúnem para definir ações imediatas. “Essa iniciativa visa a fornecer uma plataforma de comunicação para funcionários do governo, professores, alunos de escolas e universidades, bem como especialistas em educação e tecnologia, para somar experiências em resposta a essa nova emergência, além de fornecer recomendações e suporte técnico”, ressalta.

Métodos

Segundo o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o momento é fundamental para compartilhar informações e métodos adotados pelas instituições de ensino. “Mostrar a estrutura da universidade, que é exclusivamente a distância, pode contribuir para a aplicação de videoaulas que serão produzidas por outras redes”, afirma.

“Aqui, no Estado de São Paulo, já firmamos um termo de cooperação com a Secretaria Estadual da Educação para exibir parcialmente em nossa grade da Univesp TV, conteúdos educativos, voltados a de 3,5 milhões de estudantes da rede pública, que estão em isolamento social. Junto com a Unesco e os demais parceiros, pretendemos contribuir com novas medidas assertivas”, diz.

Mais informações podem ser obtidas pelo seguinte endereço eletrônico: https://iite.unesco.org/combating-covid-19-together-we-are-on-the-move/.