Univesp busca parcerias e soluções para o aprendizado durante a pandemia

Com sede no Canadá, Commonwealth of Learning é responsável por promover o ensino a distância e a aprendizagem aberta

ter, 05/05/2020 - 8h22 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) fechou no mês de abril uma parceria com a organização Commonwealth of Learning (COL) para compartilhar conhecimentos e recursos que permitam manter o aprendizado em tempos de pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Unesco, outra parceira da instituição, 90% dos estudantes do mundo não frequentam as aulas presenciais devido à enfermidade.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Desde a sua criação, em 1987, a COL tem apoiado governos e entidades educacionais da Commonwealth (Comunidade das Nações) para estabelecer instituições de ensino a distância robustas e desenvolver competências para práticas de aprendizagem online de qualidade. Ao longo dos anos, a organização criou muitos recursos, incluindo cursos, resumos de políticas e kits de ferramentas práticas, bem como diretrizes sobre aprendizado, que podem ser utilizadas por formuladores de políticas, professores e pesquisadores em todo o mundo.

Segundo a presidente da COL, professora Asha Kanwar, a contribuição da Univesp é muito importante para algumas nações da comunidade. “Todos os 54 países da Commonwealth são primeiramente anglófonos, com exceção de Moçambique. As metodologias desenvolvidas pela universidade serão fundamentais para auxiliar a atuação da COL no país”, explica.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, no site da COL estão reunidos diversos recursos educacionais abertos que podem ajudar no aprendizado de estudantes de vários países. “Também vamos compartilhar o nosso conhecimento. O mundo se prepara para uma nova forma de aprendizagem, baseada em diversas mídias e tecnologias. Após a pandemia, o ensino híbrido poderá ter um destaque ainda maior nas instituições educacionais, que utilizam o método exclusivamente presencial”, ressalta.

Mais informações podem ser obtidas pelo seguinte endereço eletrônico (em inglês): www.col.org/resources/keeping-doors-learning-open-covid-19.