Univesp: Alunos de Presidente Prudente fabricam máscaras em impressora 3D

Material foi entregue a profissionais da saúde do município do interior de SP para auxiliar na prevenção ao coronavírus

ter, 28/04/2020 - 18h30 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Univesp

Estudantes do polo de Presidente Prudente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) se uniram para ajudar na luta contra o novo coronavírus, causador da doença COVID-19. Os alunos Marina Flávia, Raphael Veríssimo e Thiago Tufolo confeccionaram 330 máscaras em impressora 3D para profissionais de Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, centros odontológicos públicos e do serviço 192.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A entrega foi realizada em 14 de abril ao secretário municipal da Saúde, Valmir da Silva Pinto, e ao Hospital Regional de Presidente Prudente, com o apoio do diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, local onde funciona o polo, Bruno Carnelóss.

Para a produção das máscaras foram utilizados filamentos plásticos (PLA e ABS), elásticos de costura, folha de acetato (0,3mm), spray de fixação para cabelos e energia elétrica.

Exemplo

De acordo com a estudante Marina Flávia, o grupo seguiu o exemplo de outras pessoas que usam a tecnologia para ajudar quem está na linha de frente da pandemia. “Vimos o projeto de máscara facial Higia se espalhar nas redes sociais. Resolvemos aderir à ideia e colaborar com os profissionais da saúde da nossa região”, afirma.

Para o secretário municipal da Saúde, as máscaras servirão como barreira de proteção aos técnicos. “Essa ação demonstra que todos os setores estão sensibilizados em apoiar os profissionais da saúde a ter segurança na assistência prestada aos pacientes”, diz Valmir da Silva Pinto.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, a inovação tem sido uma das principais armas contra a atual pandemia. “É nosso dever contribuir no que for possível para ajudar no combate à COVID-19”, ressalta Bruno Carnelóss.

Os interessados em auxiliar na produção de máscaras podem contribuir pelo link http://vaka.me/971608. Alimentos e produtos de limpeza também podem ser entregues à Secretaria de Assistência Social para serem distribuídos aos cidadãos em situação de risco e vulnerabilidade.