Univesp abre Chamamento Público para implantação de polos

Municípios e entidades interessadas devem consultar site da instituição; iniciativa visa expansão do ensino superior a distância no estado

qua, 09/06/2021 - 10h39 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre nesta quarta-feira (09/06), chamamento público para cidades interessadas em implantar um polo de apoio presencial. O representante da administração municipal interessado, deve preencher formulário disponível no endereço site da Univesp: https://univesp.br/transparencia/chamamento-publico-polos.

A ação tem como meta a soma de esforços entre Governo do Estado e municípios para promover desenvolvimento, expansão e a universalização do acesso ao ensino superior público, por meio da modalidade a distância. Confira o edital.

No formulário deverão ser preenchidos dados como: cidade em que o polo será instalado, população atual, número médio de concluintes do Ensino Médio nos últimos três anos, informações do prefeito, indicação de gestor pela implantação e o tamanho do polo que pretende criar, conforme deliberação do Conselho Técnico Administrativo da UNIVESP (CTA) vigente, disponível em: https://www.univesp.br/transparencia/chamamento-publico-polos. Após o processo de seleção, os municípios devem apresentar documentação referente ao imóvel onde será instalado e disponibilizar infraestrutura física, tecnológica, administrativa e recursos humanos.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o credenciamento passa a ser contínuo. “O município poderá realizar a sua inscrição a qualquer momento, por meio do formulário disponível no site da instituição. Após todas as etapas previstas no edital, os polos passarão por vistorias e estarão aptos para a oferta de vagas nos processos seletivos. As unidades implantadas até o mês de janeiro participam do vestibular do meio do ano. Contamos com os nossos parceiros para garantirmos educação a distância superior de qualidade em todo o Estado”, ressalta.

Atualmente, a Univesp conta com 382 polos, em 325 municípios no Estado de São Paulo, mais de 50% de todo território paulista, que abrangem mais de 90% da população estadual. Com conteúdo pedagógico exclusivamente a distância, os polos tornam-se espaços físicos onde os alunos recebem infraestrutura, com computadores, impressoras e acesso à internet, e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. Nos locais, os estudantes também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica e contar com apoio do orientador, profissional de carreira da prefeitura municipal.

Informações às prefeituras

Em caso de dúvidas, o município interessado deverá enviar e-mail para: credenciamento.polos@univesp.br, no assunto, destacar “Edital de Chamamento Público Rotativo nº 01/2021”. O prazo para resposta é de até cinco dias úteis.

Confira a apresentação de Chamamento:
https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/60c0b27e7c1bd10446b492a3/Chamamento_Univesp_2021.pdf.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 46 mil alunos. Além dos seis cursos oferecidos no vestibular de 2021: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em outros cinco: Biologia, Química, Física, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS). Os cursos são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do discente com o facilitador, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e conteúdos pedagógicos.