Unidades prisionais celebram Dia do Agente de Segurança Penitenciária e da Enfermagem

Homenagens são forma de valorizar profissionais, essenciais ao cotidiano dos presos; eventos respeitaram medidas sanitárias

qui, 21/05/2020 - 16h16 | Do Portal do Governo

Presídios que compõem a Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) comemoraram o Dia do Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e da Enfermagem no último 12. No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva, por exemplo, foi hasteada as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e do município, e execução do Hino Nacional Brasileiro. Também foi servido café da manhã especial aos servidores, respeitando todas as medidas de distanciamento e higiene preconizadas pelos órgãos de saúde para prevenção à COVID-19.

“O preso, muitas vezes, não teve um exemplo na vida. A maioria deles, infelizmente, é levada ao mundo do crime muito cedo, principalmente por falta de estrutura familiar. Nesse contexto, o Agente de Segurança Penitenciária pode ser comparado a um professor, porque ele será o exemplo que o preso nunca teve”, explicou o coordenador das unidades prisionais da Região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza.

Já o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III “Professor Noé Azevedo” de Bauru, o ASP Hildo Daniel escreveu duas poesias para homenagear agentes e enfermeiros que trabalham na unidade. Em ambos os textos, ele reforça a importância da atuação de cada profissional: o primeiro para promover a ressocialização do preso e o segundo para manter o cuidado especializado com a saúde do próximo.

“Ser profissional de enfermagem é carregar sobre os ombros a missão de cuidar do outro, dando tudo de si para aliviar dores e sofrimentos de pessoas que nem sempre se lembrarão daquele rosto que estava ao seu lado tentando lhe aliviar a dor. Os enfermeiros estão na linha de frente em qualquer situação de enfrentamento às doenças e atendimento à toda população”, resume a diretora do Centro Regional de Saúde da CRN, Aparecida Kalinsqui.