Unicamp registra 17 mil inscritos para vestibular pela modalidade via Enem

São oferecidas 639 vagas pelo processo que considera apenas as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio

ter, 10/12/2019 - 18h33 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nessa segunda-feira (9) o balanço das inscrições no processo seletivo Enem-Unicamp 2020. A modalidade utiliza apenas as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para ingresso nos cursos de graduação da Unicamp, e tem a maior parte das vagas direcionada a estudantes de escolas públicas.

No total, 17.367 estudantes se inscreveram este ano na modalidade, distribuídos nas três categorias de inscrição: estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública (11.887 inscritos); estudantes autodeclarados pretos e pardos (2.150 inscritos); e estudantes de escolas públicas que também sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (3.330 inscritos).

O número é semelhante ao registrado no ano anterior (17.977 inscritos), quando a Unicamp ofereceu essa opção pela primeira vez. A tabela com o total de inscritos por curso e a relação candidatos-vaga está disponível no site da Comvest, www.comvest.unicamp.br.

Entre os cursos mais procurados estão: Medicina (Integral), Arquitetura e Urbanismo (Noturno), Comunicação Social – Midialogia (Integral), Ciências Biológicas (Integral), Ciência da Computação (Noturno), Enfermagem (Integral), Ciências Econômicas (Noturno), História (Integral), Farmácia (Integral) e Odontologia (Integral).

São oferecidas 639 vagas pelo processo Enem-Unicamp 2020 e os candidatos puderam fazer até duas opções de curso. Os estudantes concorrem com as notas do Enem 2019 e 2018. As inscrições foram realizadas entre outubro/novembro e o edital com as regras do processo está disponível na página da Comvest na internet.

Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Caso aprovados, eles deverão assinar e entregar uma declaração no ato da matrícula, de acordo com o Edital. Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração.

Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não podem concorrer nessa modalidade.

Provas

As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Para a seleção nessa modalidade, a Unicamp vai considerar as notas dos candidatos nas provas de Redação, Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas informadas pelo Inep.

Convocação

Haverá até cinco chamadas para matrícula, seguindo o mesmo calendário de matrículas do Vestibular Unicamp 2020. A matrícula será realizada em duas etapas: as três primeiras virtuais (na página da Comvest) e a partir da quarta chamada, de forma presencial, na unidade sede do curso. A primeira chamada está prevista para 10 de fevereiro de 2020 e será divulgada em www.comvest.unicamp.br.