Unicamp realiza 17ª edição do Ciência & Arte nas Férias

Segundo a Unicamp, o programa tem como principal objetivo despertar jovens talentos para pesquisa científica e atividades artísticas

sex, 11/01/2019 - 19h44 | Do Portal do Governo

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza até 2 de fevereiro a 17ª edição do programa Ciência & Arte nas Férias. A abertura ocorreu no dia 7 de janeiro, quando 160 alunos do ensino médio, vindos de 65 escolas públicas de Campinas (SP) e região lotaram o auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Segundo a Unicamp, o programa tem como principal objetivo despertar jovens talentos para pesquisa científica e atividades artísticas, envolvendo-os desde cedo em atividades práticas em que haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa e as diferentes formas de expressão artística.

O Ciência & Arte nas Férias envolve o desenvolvimento de atividades de pesquisa em laboratórios da Unicamp sob a orientação de professores e pesquisadores, incluindo oficinas e visitas monitoradas, e contempla todas as grandes áreas do conhecimento.

“É sempre uma alegria vir abrir o Ciência & Arte nas Férias, em que se tem a participação de estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região, pois com este evento temos a possibilidade de despertar nessa juventude o interesse pela ciência e pela arte e mostrar a importância da universidade pública. É um evento alegre para começar bem o ano”, disse o reitor Marcelo Knobel, que presidiu a cerimônia de abertura.

“Costumo dizer que sou filho de professores da Unicamp e que, apesar da minha proximidade com a universidade, inclusive morando próximo dela, foi por meio de eventos dessa natureza, na época a Universidade Aberta, que senti efetivamente a presença da Unicamp e adquiri uma visão mais ampla do seu significado”, disse o professor Tiago Ferrari, que representou a Secretaria de Educação de Campinas.