Unicamp: Prêmio Inventores presta homenagem a 190 profissionais

Iniciativa da agência de inovação tecnológica da Universidade Estadual de Campinas também celebrou 15 anos de existência

qua, 15/08/2018 - 20h26 | Do Portal do Governo

Na última quinta-feira (9), a Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu mais uma edição do Prêmio Inventores, que valoriza profissionais pelos trabalhos na transferência de tecnologias. Em 2018, foram homenageados 190 profissionais, entre professores, pesquisadores, ex-alunos e alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de duas unidades de ensino e pesquisa da instituição de ensino.

A cerimônia de premiação ocorreu durante um jantar que englobou a comemoração dos 15 anos de existência da agência de inovação. O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou o pioneirismo da Inova, criada anteriormente à Lei de Inovação, e frisou a importância da iniciativa para o reconhecimento de talentos e o incentivo a atividades que promovam a inovação e o empreendedorismo.

“Gostaria de parabenizar todos que fizeram parte da história da Inova. Foi com o esforço de cada um de vocês que a Unicamp conseguiu conquistar números tão expressivos e relevantes ao longo dos anos”, ressaltou.

“Neste ano, além do reconhecimento oferecido, a Inova quis proporcionar também um momento de interação entre os docentes e profissionais das empresas que promovem a inovação”, enfatiza o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Newton Frateschi.

“Um dos primeiros conceitos que aprendemos para estimular a inovação, logo que a agência foi criada, é que o docente inventor precisa ser valorizado e reconhecido pela instituição”, explica o professor Roberto Lotufo, diretor-executivo na gestão 2004-2012.

Ampliação

Idealizada em 2004, a premiação passou a ser realizada anualmente desde 2009. Neste ano, o número de categorias também foi ampliado. Além das categorias “Patente Concedida” e “Tecnologia Licenciada”, voltadas aos profissionais, a premiação conta com duas categorias institucionais.

Na categoria “Unidade de Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual”, o vencedor foi o Instituto de Biologia (IB), responsável por 18 dos 81 depósitos de patentes em 2017. Já na categoria “Unidade de Destaque na Transferência de Tecnologia”, a vencedora foi a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), com seis patentes licenciadas para empresas, no ano anterior.

Em 2017, foram concedidas 61 patentes e firmados 22 contratos de transferências de tecnologia com empresas. O diretor-executivo da Inova Unicamp acredita que a expansão no número de premiados, ao longo das edições do Prêmio Inventores, está diretamente ligada à ampliação da cultura de inovação tecnológica e empreendedorismo na Universidade.

De acordo com o diretor-executivo na gestão 2013-2017, professor Milton Mori, com uma equipe altamente capacitada, há a garantia de um trabalho de qualidade que resulta no depósito de patentes e no licenciamento de tecnologias. “Um trabalho primoroso e que deve melhorar cada vez mais”, avalia.

Patrocinaram esta edição do prêmio a CCLPI, a Clarke Modet & Co, a Cervejaria Ambev, a FM2S, a Agricef, Kasznar Leonardos Propriedade Intelectual e a Matera.