Cursos da Unesp estão entre os 50 melhores do mundo

Organização britânica destacou os cursos de Odontologia e Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

seg, 13/03/2017 - 15h00 | Do Portal do Governo

Em outro grande resultado obtido pelas universidades públicas do Estado, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) teve dois cursos classificados entre os 50 melhores do ensino superior no mundo pelo QS World University Ranking by Subject.

Publicado pela Quacquarelli Symonds, renomada organização britânica de pesquisa em educação especializada em instituições de ensino superior, o ranking classificou o cursos de Odontologia, em 33º lugar, e de Medicina Veterinária em 47º lugar.

O mesmo indicador destacou o desempenho de nove cursos da Universidade de São Paulo (USP) entre os 50 melhores do mundo (confira aqui outros resultados da USP), e também da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no levantamento que avalia 1.127 universidades, de 74 países, em 46 áreas de conhecimento.

O QS World University Ranking by Subject avalia fatores como produção científica, impacto acadêmico e reputação da universidade entre os empregadores.

O Brasil tem o maior número de universidades classificadas entre as melhores do mundo na América Latina. São 27 universidades que aparecem 246 vezes nas tabelas de cursos, mais que o dobro do que o Chile, com 98 colocações em 12 instituições.

As outras universidades brasileiras distinguidas pelo ranking são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A QS avalia o desempenho de cursos de ensino superior desde 2004. Desde então, o Brasil apareceu 246 vezes nas 46 tabelas de cursos, com 27 universidades, sendo o país mais frequente nas avaliações feitas em universidades latino-americanas.