Unesp: Residentes de Medicina Veterinária e Zootecnia colaboram com HC durante pandemia

Médicos veterinários atuam com os profissionais do Núcleo Interno de Regulação do Hospital das Clínicas de Botucatu

seg, 27/04/2020 - 14h36 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

Os médicos veterinários residentes do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Botucatu, colaboram com as atividades do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da cidade. A ação busca auxiliar na regulação de vagas para pacientes com suspeita de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Estão entre as funções exercidas pelos residentes da FMVZ junto ao NIR: regulação telefônica de vagas para o Ambulatório de Triagem Especial da Infectologia, acompanhamento da agenda, lançamento de informações em planilha de dados. Também por telefone, os residentes fornecem orientações sobre o uso de máscara, transporte de pacientes até o ambulatório, isolamento e resultado de exames.

Atendimento

Ao todo, são 32 residentes da FMVZ, divididos em quatro equipes, que trabalham no NIR em turnos de 6 horas diárias, 24 horas por dia, todos os dias da semana. As atividades dos residentes têm supervisão da coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) HCFMB, Janaína Cristina Santos.

“Com a pandemia, a equipe do NIR ficou sobrecarregada em suas diversas funções. A presença dos residentes da FMVZ aliviou essa situação e nos ajudou a operacionalizar melhor nossas funções”, salienta ao Portal da Unesp.

“Eles são muito prestativos, atuam com muita ética e profissionalismo, e têm exatamente o perfil dos profissionais de que precisávamos”, completa. Segundo a coordenadora, os residentes também ajudaram na confecção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para uso da equipe do HC.

Parceria

Em março, a diretoria da FMVZ colocou a equipe de médicos veterinários residentes à disposição do município para atuar nas mais diversas frentes de ação de prevenção e controle da COVID-19. A proposta foi prontamente aceita pelo supervisor do HC, André Balbi, pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro, e pelo prefeito, Mario Pardini.

“Tal parceria é importante para o município, pois temos vários serviços que mantém parceria com a FMVZ, como resgate de animais selvagens, castração e outros atendimentos necessários que contribuem para a melhoria dos serviços de saúde à disposição da população de Botucatu”, destaca o ofício assinado conjuntamente pelo prefeito e pelo secretário de Saúde de Botucatu.

O professor Cassiano Victória, coordenador do Conselho de Residência da FMVZ, ressalta que os médicos veterinários residentes da unidade são profissionais de saúde acima de tudo e compõem uma importante categoria de profissionais que podem e têm o dever de atuar em situações de emergência sanitária.

“São profissionais com capacidade técnica para contribuir com a prevenção e o controle da pandemia, no diagnóstico molecular e nas ações de educação em saúde, entre outras. Essas ações estão em sintonia com as orientações e determinações do Ministério da Saúde para o combate ao coronavírus e também para manutenção dos programas de residência em Medicina Veterinária”, afirma ao Portal da Unesp.

“Nossos residentes estão cientes dessa responsabilidade e tem se dedicado intensivamente em desempenhar suas atividades da melhor forma possível e com todo o suporte do Conselho de Residência e da direção da FMVZ”, acrescenta.

Os residentes da FMVZ/Unesp também estão atuando para elucidar dúvidas sobre a relação entre animais, coronavírus e os seres humanos. Os interessados podem ligar para o telefone (14) 3880-2600.