Unesp lança portal para reconectar ex-alunos à universidade

A plataforma Alumni oferece diversos serviços online, como busca por oportunidades no mercado de trabalho e biblioteca

ter, 31/07/2018 - 14h40 | Do Portal do Governo

Os ex-alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) já contam com um novo canal para conexão com outros graduados pela universidade. O Portal Alumni UNESP é uma plataforma que tem como objetivo fazer com que os ex-alunos recriem os vínculos entre quem se formou e o universo unespiano.

“É de extrema importância a universidade criar uma rede onde os ex-alunos possam se encontrar e onde possam retomar vínculos. A partir dela é possível se conectar aos colegas de turma e formados na mesma unidade, aumentando a rede de contato e as possibilidades de emprego. A partir dessa rede, é possível saber os rumos que os colegas de faculdade tomaram, as áreas que atuam e assim retomar o contato para trocar ideias e tirar dúvidas que surgem no dia-a-dia profissional”, afirma a ex-aluna e mestre em Ciências Ambientais, Ana Carolina Dutra.

O portal oferece serviços como divulgação de oportunidades de emprego, acesso a biblioteca da Unesp, solicitação de documentos da faculdade, além da oportunidade que construir vínculo com os profissionais cadastrados. Por meio desta plataforma, o ex-aluno poderá descobrir onde estão os colegas de turma, acessar informações sobre a universidade, eventos acadêmicos e dar continuidade à formação profissional.

Dutra também ressalta a importância da plataforma na busca por uma recolocação no mercado de trabalho: [a plataforma] possibilita a oportunidade de busca de vagas, contribuindo para a evolução profissional. Eu acho válido porque colega a gente acha no Linkedin, no Facebook, mas poder achar a formação deles, experiências, trocar ideias, até mesmo onde procurar emprego e achar professor, vai ser bom. A ferramenta proposta pela Unesp para ser inovadora e permitir o contato, principalmente, com os docentes”, disse.

Outro ponto positivo do Portal Alumni Unesp é que favorece a geração de dados sobre o perfil dos egressos, a formação de grupos e associações de ex-alunos e cria um canal direto entre formados e a universidade para desenvolver projetos em conjunto.

“É um portal que se alinha com o modelo de portal das universidades americanas e europeias voltado aos egressos. É o início de um processo que deve trazer muitas novidades e oportunidades para os egressos”, afirma o professor Henrique Luiz Monteiro, coordenador-geral do Projeto Alumni e superintendente de planejamento da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista).

A plataforma tem parceria com a Vunesp e com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e está aberta para os egressos criarem um usuário e se cadastrarem. Só no ano passado se formaram cerca de 5.600 alunos na universidade. Estima-se que mais de 100 mil pessoas se graduaram pela UNESP desde a sua criação, em 1976.