Últimos dias de inscrição para a Maratona de Cibersegurança

A Cisco, em parceria com o Centro Paula Souza, oferece série de cursos que, ao final, pode render oportunidades de estágios e empregos

seg, 07/03/2022 - 13h11 | Do Portal do Governo

Uma Alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais têm até quarta-feira (9) para se inscrever para a Maratona de Cibersegurança promovida pela Cisco Network Academy – programa global de TI e segurança cibernética – em parceria com o Centro Paula Souza (CPS). Interessados em participar que não sejam alunos das unidades do Paula Souza devem fazer sua inscrição somente até esta segunda-feira (7).

Para começar a estudar, é preciso fazer uma avaliação básica que dura cerca de uma hora. O estudante tem três semanas para cumprir a primeira etapa, que termina no dia 27 de março. Durante esse período é preciso completar as 30 horas do curso Fundamentos em Cibersegurança.

Os melhores colocados avançam para o Programa de Capacitação Profissionalizante, com 140 horas de atividades divididas em dois cursos: CCNA 1 (70 horas) e Network Security (70 horas). São cerca de dois meses para a conclusão de cada um. Ao final, uma prova de seleção em inglês indica os alunos que poderão receber oportunidades como estagiários ou mesmo funcionários efetivos de empresas parceiras.

As instituições que inscreverem mais alunos e tiverem um número maior de estudantes na reta final da maratona concorrem a uma série de prêmios, de placas a vouchers de certificação, tanto para alunos como para professores.

“O foco maior é na segurança da informação”, explica o professor João Carlos Lopes Fernandes, da Fatec São Caetano do Sul, coordenador das Academias Cisco no CPS. “Assistimos à migração forçada para o universo digital nos últimos anos. E, com isso, vieram também os grandes ataques”, analisa Samuel Lange, coordenador do programa CiberEducação, da Cisco, lembrando que, no Brasil, esse é um trabalho com mais vagas que profissionais capacitados.

Para se inscrever, é preciso estar cursando o último ano do Ensino Médio ou Técnico, ser graduado ou estar cursando o nível superior.

Mais informações no site www.cisco.com/br/cibereducacao.