Via Rápida Emprego forma alunos da rede pública na capital

Até o final deste ano, 2 mil jovens da rede serão formados para o mercado de trabalho

qua, 09/11/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 20h)

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, 9, da cerimônia de formatura de 100 alunos da rede pública estadual de ensino que realizaram este ano os cursos de capacitação profissional do Via Rápida Emprego, na capital. Os formandos são oriundos de quatro cursos: técnicas secretariais, rotinas em administração de recursos humanos, técnicas de vendas e básico em rotinas de escritório. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, também participou do evento.

“Os alunos vão sair com 2 diplomas: o do ensino médio e o do Via Rápida. Um curso profissionalizante, com qualificação, e que vai ser muito útil para eles chegarem ao mercado de trabalho”, disse Alckmin.

A iniciativa inédita do Governo de São Paulo tem permitido que jovens da rede pública estadual de ensino recebam qualificação profissional básica e gratuita e possam ingressar mais preparados no mercado de trabalho. A ação é parte do programa Via Rápida Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que capacitará até o final deste ano cerca de 2 mil alunos do Ensino Médio, matriculados em escolas estaduais na Capital e Grande São Paulo.

Atualmente, mais de 1.500 jovens estão em aulas. Além da capital, o programa tem disponibilizado cursos para estudantes de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Osasco e Suzano. Até o final deste ano, outros 400 alunos também serão chamados. A ação tem como objetivo oferecer oportunidades para aqueles que estão concluindo o ensino médio e desejam ingressar no mercado de trabalho.

Os cursos acontecem em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP, além de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Senac São Paulo (Atendimento Corporativo) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Entre as modalidades de estudos oferecidas estão: Assistente Administrativo, Informática Básica, Serviços de Almoxarifado e Repositor de Mercadorias, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Assistente de Logística, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico, Rotinas Financeiras, Serviços de Zeladoria e Segurança em Condomínios, Tornearia Mecânica Básica e outros.

Via Rápida Emprego

Lançado em julho, o programa oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demanda regionais. Neste semestre, o programa disponibilizou 30 mil vagas em mais 400 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Como forma de incentivo, os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso. Mais informações no site.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia