Vale do Ribeira se une na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Secretária de Desenvolvimento Social promove debates que marcam o dia de combate a este tipo de crime na região

qua, 18/05/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quarta-feira, 18, será de muito debate e atitude. Uma programação especial alusiva à data está sendo realizada no Auditório do Ministério Público do Trabalho de São Paulo (Rua Cubatão, 322 – Paraíso), desde às 9h, para tratar do assunto. No foco, uma das regiões mais vulneráveis de São Paulo: o Vale do Ribeira.

Ana Lourdes Fideles de Oliveira, gestora da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Drads do Vale do Ribeira e membro da Coordenação Colegiada do Fórum PETI, abrirá o evento falando sobre “Ações do Fórum Regional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil para Combater a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Segundo ela, a sistematização deste enfrentamento teve início no fim de 2008, com a realização do I Circuito Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Os encontros se seguiram com avanços no comprometimento da iniciativa privada e do poder público dos 14 municípios da região: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

Outra palestrante convidada é Eliana Cléia dos Santos Ferreira, assistente social pós-graduada em violência doméstica e membro do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira – Idesc. Ela fará um “Panorama da Exploração Sexual de Adolescentes no Vale do Ribeira”. Às 11 horas será lançada oficialmente a Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com assinatura dos termos de cooperação com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Infraero.

Já fazem parte do Fórum Paulista as seguintes instituições: Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Fecomerciários, Fundação Abrinq – Save the Children, Fundação Telefônica, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Senac-SP, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Seds.

Histórico

A Regis Bittencourt (BR 116) liga São Paulo ao Paraná, sendo a principal via de transporte de escoamento dos produtos para o Mercosul. No trecho entre Miracatu e Barra do Turvo há grande incidência de profissionais do sexo e adolescentes explorados sexualmente.

Em 2004, a pesquisa Matriz Intersetorial de Enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH-PR, apontou a região do Vale do Ribeira como prioritária neste enfrentamento.

Da Secretatia de Desenvolvimento Social