USP São Carlos cria scanner 3D que mede percentual de gordura em 30 segundos

Equipamento tem aplicação tanto em clínicas de fisioterapia como em academias de ginástica

ter, 27/11/2012 - 10h21 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, desenvolveram um equipamento de avaliação corporal que mede o percentual de gordura nas pessoas de forma mais rápida, precisa e confortável. O All Body Scan 3D escaneia o corpo inteiro em 30 segundos, e gera um modelo tridimensional do paciente.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O equipamento tem aplicação tanto em clínicas de fisioterapia como em academias de ginástica. Segundo o coordenador da pesquisa Mario Gazziro, o scanner avalia a composição corporal completa e também análise postural. A tecnologia utilizada é do Kinect, presente em videogames, que por meio de um trilho circular dá uma volta de 270 graus em torno do paciente, moldando o corpo em 3D e transferindo os dados volumétricos para o computador.

ASSISTA AO VÍDEO
Do laboratório ao dia a dia: entenda como o IPT está presente em sua vida

Além da rapidez, o diferencial do All Body Scan 3D é a precisão, que chega próxima ao que especialistas chamam de “padrão-ouro”. Trata-se do mais preciso método de medição de gordura corporal, por pesagem hidrostática em tanque d’água. A margem de erro nos resultados fica próxima a 1,5%, inferior aos 5% dos demais métodos.

Para Gazziro, a utilização em saúde é uma das primeiras aplicações do aparelho, mas o futuro reserva utilização em jogos para criação de avatares, ou provadores de roupas digitais. Ele não descarta que um dia os scanners 3D sejam tão comuns quanto são as balanças de peso nas farmácias. “Essa área demonstra um enorme potencial industrial de mercado, além de prestação de serviços”, conclui o pesquisador.

Do Portal do Governo do Estado