USP lança pedra fundamental da faculdade de direito de Ribeirão Preto

Unidade deve receber turma inicial em fevereiro de 2008

seg, 17/09/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

Em fevereiro de 2008, 100 alunos farão parte da turma inicial da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. Na tarde de sexta-feira, 14, a professora Suely Vilela, reitora da USP, esteve no campus para o lançamento da pedra fundamental da FDRP e descerramento da placa inaugural.

A cerimônia, que teve início às 15 horas e reuniu cerca de 100 pessoas no auditório Espaço Cultural Capela, marcou o início das obras da nova unidade, que será instalada numa área de 9 mil metros quadrados do campus de Ribeirão Preto, e abrigará um conjunto de cinco edifícios.

Na oportunidade, a reitora disse que “criar uma faculdade pública em qualquer lugar do Brasil traz uma contribuição significativa. É a universidade atuando para a maior inclusão de jovens no ensino superior”. Ela ressaltou que a criação da FDRP abre uma nova área de ensino e pesquisa na cidade e que “é muito bem vinda porque fará uma interface com nosso Parque Tecnológico, com a FEA/RP e com os cursos de saúde do campus”.

O professor José Aparecido Da Silva, prefeito do campus de Ribeirão Preto, destacou que a terraplanagem do terreno já foi feita e que as obras deverão iniciar ainda neste mês de setembro. “Os primeiros blocos serão entregues em 2008”, afirmou. Um será para a administração e outro para salas de aula. Segundo o professor, as obras estarão concluídas em meados 2009.

Antonio Junqueira de Azevedo, diretor pro-tempore da FDRP, declarou que o principal diferencial é que as aulas serão em período integral durante os dois primeiros anos. “Isso exigirá um alto nível intelectual dos alunos”, destacou. A reitora lembrou que, após consolidado, o curso será expandido para o período noturno. “Por tratar-se de uma área nova, e uma estrutura curricular diferente, entendemos que, para garantir a qualidade, seria melhor iniciar com 100 alunos”, disse Suely.

O novo curso terá em sua grade curricular as disciplinas de Bioética, Direito Ambiental, e Bacias Hidrográficas Meio Ambiente e Desenvolvimento. Além disso, os alunos terão dois semestres de ensino de uma língua estrangeira. Eles poderão optar por inglês, francês, alemão ou italiano.

Os prédios da FDRP serão construídos no extremo leste do campus da USP, localizado à sete quilômetros do centro de Ribeirão Preto, próximo à rodovia Atílio Balbo, que liga a cidade à Sertãozinho. As obras têm custo estimado de R$ 12 milhões. O conjunto também terá espaço para um setor de assistência jurídica e a futura instalação de um Juizado Especial.

A criação da nova faculdade foi aprovada em 27 de março deste ano, em reunião do Conselho Universitário (Co) da USP. A duração do curso será de cinco anos, divididos em ciclo básico (um ano), ciclo institucional (três anos) e especialização (um ano).

O curso também terá disciplinas ligadas a negócios agrários e à propriedade intelectual, biotecnologia e responsabilidade civil nas atividades ligadas à saúde. Parte das matérias será oferecida em conjunto com outras unidades do campus de Ribeirão Preto. 

Estiveram também presentes à cerimônia os professores Franco Maria Lajolo, vice-reitor, Armando Corbani, pró-reitor de Pós-Gradução, Selma Garrido Pimenta, pró-reitora de Graduação, e diretores de unidades da USP de Ribeirão Preto. O prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini, e o vice, Paulo Henrique Pastore, acompanhados de representantes e autoridades políticas da região também compareceram ao encontro.

Da Agência USP