USP: Escola do Futuro promove conferência sobre TI com executivos universitários

Conferência servirá de apoio para a realização da 2º edição do Campus Computing Report.Br.

qui, 02/02/2006 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Escola do Futuro da USP (www.futuro.usp.br)  está com as inscrições abertas para a  1ª Conferência de Executivos de Tecnologia da Informação de Universidades Latino Americanas (www.ceuti.futuro.usp.br) que será realizada em Brasília, entre os dias 9 e 11 de abril de 2006, e contará com a presença do Dr. Brian Hawkins, presidente da EDUCASE, associação norte-americana de executivos de tecnologia da informação no ensino superior.

De acordo com Prof. Fredric Litto, coordenador científico da Escola do Futuro da USP, em pesquisa com as instituições de ensino superior constatou-se que há necessidade de estabelecer um canal de comunicação presencial e virtual entre os Executivos de TI em instituições pós-secundárias na região da América Latina. “É preciso promover a troca de experiências, a transferência de know-how tecnológico, gerencial e pedagógico, e o estabelecimento de um espaço para formação de grupos de estudo colaborativos e parcerias de todos os tipos”, afirma.

Os resultados da pesquisa realizada em 2004 pela Escola do Futuro da USP estão reunidos no livro Campus Computing Report.Br 2004 (Editora Altana) [www.campuscomputing.futuro.usp.br] que traz um estudo sobre como as instituições de ensino superior utilizam a tecnologia da informação (hardware, software, políticas internas), seus planos de aquisições e diretrizes para o futuro.

Dessa maneira, a Conferência de Executivos Universitários de Tecnologia da Informação servirá de apoio para a segunda edição deste estudo que já está sendo preparado, e incluirá instituições de toda América Latina, bem como a situação das instituições em 2005. “Contamos com a participação de muitas instituições nesta investigação, que permitirá às instituições educacionais, órgãos governamentais e empresas fornecedores de produtos e serviços obterem dados comparativos sobre o status quo e os planos para o futuro tocante à TI na região”, explica Prof. Litto.

Os interessados em participar estarão contribuindo  para uma importante etapa no desenvolvimento de TI no ensino superior. Os temas a serem abordados são: As tecnologias e práticas de TI emergentes; Sistemas de Computação e Informação para a Organização; Recursos Informacionais, Conteúdo Digital e Bibliotecas; Liderança, Gerenciamento e Financiamento e Redes, Infra-Estrutura e Computação Avançada.

As inscrições para a Primeira Conferência de Executivos Universitários de Tecnologia da Informação vai até o dia 30 de fevereiro. Mais informações através do e-mail info@futuro.usp.br.

 Escola do Futuro da USP

A Escola do Futuro da USP (www.futuro.usp.br) é um núcleo transdisciplinar de pesquisa que focaliza o impacto das novas tecnologias de informação sobre o ensino e a aprendizagem, assim como a capacidade de inovação do uso dessas tecnologias em todos os níveis da educação.