USP abre espaço para alunos na maior feira de ciências do Brasil

Promovida pela Escola Politécnica, Febrace reunirá 280 projetos do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País

ter, 09/03/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Novos projetos tecnológicos nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, humanas, sociais, biológicas, saúde e agrária. Idéias levadas por estudantes brasileiros que buscam soluções para problemas concretos da sociedade. Tudo isso está na 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece nesta semana, de 9 a 11 de março, no câmpus da USP, em São Paulo.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira de ciências e engenharia. Realizada desde 2003, reúne estudantes e professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do País.

Neste ano serão apresentados 280 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes oriundos, em sua maioria, de escolas públicas, seguidas das particulares, técnicas, fundações e centros educacionais. Os projetos foram selecionados entre 1,2 mil trabalhos.

Os projetos apresentados na Febrace serão avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições e áreas das ciências e engenharia. Os melhores selecionados pelos avaliadores em sete categorias serão premiados em cerimônias realizadas nos dias 12, na tenda do evento, e 13 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, na região central da cidade. Na ocasião, os autores ganharão medalhas, certificados e estágios, entre outros prêmios.

Os estudantes que mais se destacarem na Febrace também se qualificarão para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel isef), a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos. O evento reúne mais de 1,5 mil jovens cientistas de mais de 56 países. No ano passado, 15 estudantes da Febrace representaram o Brasil na Intel isef 2009, apresentando nove objetos. Lá, conquistaram quatro grandes prêmios (segundo lugar em Microbiologia, terceiro em Engenharia, um prêmio especial em Psicologia da Educação e outro em Microbiologia).

Da Agência Imprensa Oficial