Unesp: Equipe de Araraquara participa do Projeto Rondon

Operação será realizada em Tocantins

sex, 19/01/2007 - 18h33 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (19/01), um grupo formado por oito alunos e docentes da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Araraquara, embarcou em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para participar da Operação Amazônia Oriental 2007 do Projeto Rondon.

Além dos representantes da Unesp, mais 345 rondonistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte realizam atividades em 22 municípios da região, que compreende os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. A missão do grupo é conscientizar a população sobre temas relacionados ao bem-estar, cidadania, desenvolvimento sustentável e gestão pública. O retorno está previsto para o dia 4 de fevereiro.

A equipe FCL, coordenada pelo docente Sérgio Azevedo Fonseca, do curso de Administração Pública, realizará atividades no município de Buriti do Tocantins (TO). Segundo Fonseca, as ações propostas têm três focos principais: geração de emprego e renda, qualificação dos gestores públicos municipais e formação de professores para o Ensino Básico.

“Não queremos criar expectativas sobre o que encontraremos na cidade. Definidas as frentes de atuação, iremos conhecer melhor a realidade local e trabalhar a partir dela. Contudo, as duas semanas que ficaremos em Buriti não serão suficientes para um trabalho mais amplo”, diz o coordenador. Na localidade, a equipe terá o apoio de docentes e alunos da Faculdade Evangélica do Paraná, que atuarão na área de Saúde Preventiva.

Também integram o grupo da FCL o docente Roberto Carlos Miguel, do curso de Pedagogia; os estudantes André Falcone dos Santos, do curso de Ciências Econômicas; Carolina Aparecida Gonçalves e Cristhiane Aparecida Falchetti, de Administração Pública; Leonardo Pereira, Juliana Prado e Raquel Urbinati, de Ciências Sociais.

Projeto Rondon na Unesp-  Na Unesp, o Projeto Rondon está sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex). Desde o inicio dos trabalhos da atual fase, ocorrido em 2005, a Proex articulou oito equipes para quatro operações – Acre 2005, Amazonas 2006, Acre 2006 e Vale do Ribeira 2006. Além disso, estreitou as relações com o Ministério da Defesa, responsável pelo Rondon. Em novembro de 2006, a UNESP foi a sede da II Reunião de Avaliação do Projeto Rondon, que contou com a presença de representantes de diversas Instituições de Ensino Superior.

Da Unesp

C.M.