Termina o 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Em 2010, o Festival de Inverno bateu recorde de público com mais de 90 mil pessoas

seg, 02/08/2010 - 7h44 | Do Portal do Governo

Com o concerto da Orquestra do Festival na Sala São Paulo, sob a regência de Yan Pascal Tortelier e Cláudio Cruz (regência e violino), o Governo do Estado encerrou no domingo, 1º, a 41ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luís Arrobas Martins”. O evento teve recorde de público: mais de 90 mil pessoas nos 30 dias de duração.

O Festival cresceu em 2010. No total, foram 84 concertos (sendo 73 em Campos e 11 em São Paulo) com aproximadamente 3,5 mil artistas envolvidos. O número de prêmios também aumentou – em 2009 eram três prêmios no valor total de R$ 78 mil, e em 2010 foram seis prêmios no total de R$ 95 mil.

Outra novidade deste ano foram os concertos na cidade de São Paulo. As mudanças no formato permitiram a integração da programação pedagógica e artística. Os professores que foram como residentes se apresentaram em concertos de câmara e os bolsistas, que nesse ano passaram para 180, foram divididos em grupos de câmara para tocar nas Igrejas de Campos e se apresentaram no encerramento oficial do evento. O acesso gratuito aos concertos subiu de 48 para 54%.

As principais atrações entre os brasileiros foram Nelson Freire (piano), Antonio Menezes (violoncelo), Cristina Ortiz (piano), Fabio Zanon (violão), Arnaldo Choen (piano), Maria João Pires (piano). Entre as atrações internacionais estavam Gilles Apap (violinista, virtuose, entre os melhores da atualidade); Quarteto Arditti (principal conjunto de música contemporânea do mundo) e Akamus (principal conjunto de Música Antiga da Europa).

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Considerado o maior festival de música clássica da América Latina, o Festival de Campos do Jordão, que foi criado em 1969, é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e desde 2009 é gerenciado em parceria com Santa Marcelina Cultura.

Além das apresentações artísticas em diversos pontos da cidade de Campos de Jordão e, a partir de 2010, em São Paulo, o festival também oferece cursos, aulas e oficinas a bolsistas pré-aprovados e prêmios para estimular esses novos talentos.

Sob o ponto de vista da formação de novos músicos é uma vitrine ímpar para jovens talentos da música brasileira. Ao longo de suas quatro décadas de existência, muitos dos maiores nomes da música clássica do Brasil um dia foram estudantes em Campos do Jordão. De lá, bolsistas são convidados por professores para integrar formações ou estudar no exterior.

Secretaria da Cultura