Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

qui, 16/11/2000 - 15h36 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual

A imagem de satélite mostra um sistema frontal atuando na altura do Espírito Santo e Minas Gerais. A nebulosidade que cobria a faixa leste de São Paulo nas primeiras horas da manhã já se encontra em estágio de dissipação e o sol aparece na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira. No Litoral, observa-se maior quantidade de nuvens entre São Sebastião e Ubatuba. Sol com poucas nuvens nas demais áreas do Estado. Segundo os modelos numéricos, o retorno das chuvas é previsto para a sexta-feira, quando uma área de instabilidade formada no Paraná desloca-se por São Paulo.

Quinta-feira, dia 16

O predomínio de sol contribui para a rápida elevação das temperaturas no interior do Estado. Na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, a nebulosidade aumenta novamente no decorrer da tarde em função da brisa marítima, o que favorece a formação de neblina no fim do dia. Tarde com céu nublado no Litoral e chuviscos ao longo da Serra do Mar durante a noite.

Sexta-feira, dia 17

A sexta-feira ainda começa com muitas nuvens na faixa leste do Estado, mas o sol aparece no decorrer da manhã, contribuindo para a elevação das temperaturas. A propagação de uma área de baixa pressão vinda do Paraná e o calor provocam pancadas de chuva entre a tarde e a noite a partir do sul do Estado.

Sábado, dia 18

Área de instabilidade permanece entre o norte de São Paulo e sul de Minas Gerais, organizando chuvas, principalmente nas regiões de São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Campinas, São José dos Campos e Litoral Norte. A nebulosidade mantém as temperaturas mais amenas na faixa que se estende de Santos até Araçatuba. Para o sul do Estado, espera-se um dia de sol com poucas nuvens.

Domingo, dia 19

O tempo permanece instável no extremo norte do Estado, ainda com condições de pancadas de chuva no domingo. Para as demais regiões, a previsão é de sol com variação de nuvens.

Segunda-feira, dia 20

Sol e temperaturas em elevação durante o dia. Uma frente fria é prevista para deslocar-se pelo Litoral durante a noite, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva.

Cássia Maria Leme Beu – Meteorologista
Capitão PM Aurélio Sant’Anna Neto – Diretora da DICOOR